New here? Register. ×
×

Craques da foto falam de Copas na SFF

Escrito por Gilson Monteiro às 14:35 do dia 25 de junho de 2018
Sobre: Fotojornalismo
25jun

A bicicleta de Pelé num jogo contra a Bélgica, no Maracanã, em 1965, imortalizada pelo repórter-fotográfico Alberto Ferreira

Os craques do jornalismo fotográfico Evandro Teixeira e Alcyr Cavalcanti vão falar de seu trabalho cobrindo Copas do Mundo. O sociólogo Maurício Murad, livros sobre violência e futebol, também participará do debate marcado para quinta-feira, às 18h30m, na Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF), na Rua Dr Celestino 115, Centro de Niterói. A entrada é gratuita.

Vão ser projetadas fotografias que fazem parte da exposição Brasil Pentacampeão – Um olhar pelas Copas do Mundo”, que está em cartaz até o dia 17 de julho na Galeria Jayme Moreira de Luna da SFF. A coletânea faz parte do acervo da Arfoc (Associação Profissional de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro).

— Vamos discutir, a partir de projeções de fotografias das copas do mundo, o avanço tecnológico e as dificuldades para o trabalho do repórter fotográfico, desde a captura da imagem até o envio para as redações. Mostraremos a diferença que era, por exemplo, enviar uma foto em 1958 e a facilidade que é fazer o mesmo no mundo atual – diz Alcyr Cavalcanti, que além de curador da mostra será o mediador do encontro.

Evandro Teixeira que já participou da cobertura de várias copas do mundo e participou a mudança do meio analógico para o digital, comentará sobre a cobertura que fez da campanha vitoriosa do Brasil na Copa do Mundo de 1994 e a trágica campanha de 1990, na Itália.  

Alcyr Cavalcanti cobriu a Copa do Mundo de 1990 e Maurício Murad é professor universitário, doutor em sociologia do esporte e fundador do Núcleo de Sociologia do Futebol da UERJ.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|
Menu