New here? Register. ×
×

Cães e gatos sumidos de Niterói estariam sendo levados para São Gonçalo

Escrito por Gilson Monteiro às 14:44 do dia 24 de julho de 2020
Sobre: Mistério animal
  • Cães abandonados
24jul

Cães abandonadosO desaparecimento de cães e gatos em Niterói levou a presidente da Comissão de Direitos dos Animais da OAB Niterói, Sharon Morais, a apresentar queixa à Polícia, que resultou em ação distribuída ao 1º Juizado Especial Criminal (Jecrim). Segundo a denúncia, uma suposta protetora de animais estaria levando os bichos para São Gonçalo, onde sumia com eles.

A juíza Rosana Navega proibiu a denunciada de recolher animais até prestar contas de 500 cães e gatos recolhidos anteriormente, informando onde estão abrigados, sob pena de multa de R$ 3 mil a cada descumprimento da ordem judicial.

São muitas as denúncias que chegam ao Jecrim, a maioria informando que os animais são levados para São Gonçalo, onde depois ninguém sabe do paradeiro deles.

Pandemia aumenta abandono

Outra denúncia feita pela advogada Sharon Morais é que, com a pandemia, pessoas em situação de rua que tinham a companhia de bichos foram levadas para abrigos, mas seus animais desapareceram.

A representante da OAB Niterói diz que a Prefeitura de Niterói não faz acolhimento nem dispõe de local para colocar cães e gatos.  Segundo ela, muitas pessoas perderam renda e emprego com a pandemia e estão querendo se desfazer do animal.

A Lei 3.524/2020 aprovada pela Câmara de Vereadores, determina à Prefeitura a fornecer ração, durante a pandemia, para quem não tem condições de manter um animal doméstico. Mas essa lei não está sendo aplicada pelo município, afirma Sharon Morais.

Leia também:

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

9 thoughts on “Cães e gatos sumidos de Niterói estariam sendo levados para São Gonçalo

  1. Prezado responsável, impende ressaltar que a Dra. Sharon Morais, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB Niterói, foi entrevistada por essa conceituada coluna e deixou claro que “pessoas estavam abandonando os animais na pandemia por falta de recursos e não os protetores dos animais”. Oportuno se torna dizer que após manifestação da Dra. Sharon nessa coluna, o artigo foi retificado com a veracidade de suas palavras e esclarecido que protetores cuidam e protegem os animais.

  2. Creio que houve um equívoco que ainda não foi esclarecido. A Dra. Sharon, ao ser entrevistada, citou que “pessoas estão querendo abandonar seus animais”. Ato triste e covarde que acontece em muitos lugares. Confirmo que os protetores fazem o trabalho voluntário e gratuito que as prefeituras têm a obrigação de emplementar.

  3. Na reportagem foi trocado “PESSOAS” POR PROTETORES QUERENDO SE DESFAZER DE SEUS ANIMAIS. PROTETOR NÃO SE DESFAZ DOS ANIMAIS, PELO CONTRÁRIO REALIZA O TRABALHO QUE O PODER PÚBLICO DEVERIA FAZER.

  4. Santiago Alvarez Bogago, sou a Dra. Sharon morais e na reportagem foi trocado “PESSOAS” POR PROTETORES. Pedi ao repórter fazer a errata, mas não foi feita

  5. Porque nao dao o nome dessa tal protetora, tenho tres gatas sumidas mistetiosamente na minha rua, e nao estavam abandonadas, simplesmente sumiram, qual e o nome dessa suposta protetora, qual e o endereco dela em sao goncalo??..

  6. Até os animais domésticos são vitimas dessa pandemia perversa. E da falta de bons sentimentos nas pessoas que recebem o carinho deles e depois os descartam como lixos. Isso é que é o verdadeiro fim-do-mundo.

    1. Protetores não abandonam animais. Se esta pessoa está agindo desta forma, ela não é protetora. Protetores acolhem e resgatam animais abandonados por seus tutores. Esta pessoa que está seguindo para SG para abandonar é perversa, não pode ser classificada como protetora.

      1. Exatamente. Concordo com Anna Claudia Damasceno. Isso é resultado do descaso das autoridades, interesses locais em não ter tais animais circulando e acima de tudo: crueldade!
        Um protetor se doa, busca ajuda e soluções. Desaparecer com animais dessa forma é um ato criminoso.
        Que a justiça seja feita.

      2. Anna Cláudia Damasceno, sou a Dra. Sharon Morais, na reportagem foi trocado ‘PESSOAS” POR PROTETORES. foi pedido ao repórter para fazer uma errata, mas não foi feita.

Comments are closed.

Menu