Publicidade
Notícias

Waldenir Bragança há 91 anos sempre fazendo o bem

Publicidade
Médico, político, empreendedor e amigo insuperável

Quem eu tive a sorte de encontrar nas proximidades do condomínio onde mora em São Francisco foi a figura excepcional de Waldenir Bragança. No último domingo (17/07) ele estava completando 91 anos, e caminhava com Elisa, o amor de sua vida com quem já festejou bodas de diamante.

Devido às precauções com a Covid 19, que continua a assustar, o abraço pelo grande dia foi substituído pelo toque de mãos direitas fechadas, mas que teve a mesma emoção e afeto.

O ex-prefeito de Niterói, que desde quando veio rapaz de Araruama para estudar no Colégio Brasil e se formar na Faculdade de Medicina da UFF, leva uma vida intensa e participativa em todos os segmentos de Niterói. Por isso, sua ausência nos lugares e nas ruas esteja sendo sentida pelas pessoas acostumadas a festejar e abraçar o doutor Waldenir.

Com três filhos médicos – Luiz, Fernando e Célia Regina – as preocupações são maiores. Eles orientam o pai a ir à rua só para o estritamente necessário e importante, até que se tenha uma segurança maior contra a virose.

Não sei como definir Waldenir Bragança, essa figura do bem com relevantes serviços prestados à cidade. Ele é um ser humano encantador, médico acolhedor, homem público exemplar e amigo insuperável.

Já cursando Medicina, demonstrava o espírito de liderança ao presidir o Diretório Acadêmico Barros Terra e lutar federalização da Faculdade, até vê-la incorporada à Universidade Federal Fluminense.

Médico sanitarista do Ministério da Saúde e geriatra, além de exercer a medicina em seu consultório, foi professor titular por 37 anos da universidade onde se formou.

Waldenir teve também destacada atuação associativa. Presidiu a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. Vinte anos antes, então presidente da Associação Médica Fluminense, liderou um movimento para a obtenção de um terreno para instalar a sede da entidade em Niterói.

Conseguiu uma grande área na Avenida Roberto Silveira em Icaraí, cedida à AMF pelo governador Jeremias Fontes. O estado ajudou também na construção da sede da AMF e da capela de São Lucas, padroeiro dos doutores.

Sempre preocupado com as causas sociais, presidiu várias entidades como a Associação Fluminense de Reabilitação e o clube de serviço Rotary Club, liderando campanhas memoráveis em favor dos mais necessitados.

Criou a Universidade da Terceira Idade, da qual é o reitor, conseguindo instalá-la na Faculdade de Direito da UFF. Na política partidária, foi eleito deputado estadual e, em seguida, prefeito de Niterói. Apesar dos parcos recursos que dispunha a municipalidade, Waldenir Bragança, construiu o Centro Administrativo da Prefeitura no inacabado esqueleto do TRE-RJ, na Rua Visconde de Sepetiba.

Orador dos melhores, Waldenir sempre teve uma vida intelectual intensa. Participa de todas as entidades e movimentos culturais da cidade, imortalizando com competência sua gestão na Academia Fluminense de Letras.

Waldenir Bragança, que comandou a terra de Arariboia e que tem o seu nome inserido nos mais importantes projetos e realizações dessa cidade, merece todas as homenagens, aplausos e muitos anos de vida.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade