New here? Register. ×
×

Waldenir Bragança há 91 anos sempre fazendo o bem

Escrito por Gilson Monteiro às 17:20 do dia 19 de julho de 2022
Sobre: Figura exemplar
  • Waldenir Bragança
19jul
Waldenir Bragança
Médico, político, empreendedor e amigo insuperável

Quem eu tive a sorte de encontrar nas proximidades do condomínio onde mora em São Francisco foi a figura excepcional de Waldenir Bragança. No último domingo (17/07) ele estava completando 91 anos, e caminhava com Elisa, o amor de sua vida com quem já festejou bodas de diamante.

Devido às precauções com a Covid 19, que continua a assustar, o abraço pelo grande dia foi substituído pelo toque de mãos direitas fechadas, mas que teve a mesma emoção e afeto.

O ex-prefeito de Niterói, que desde quando veio rapaz de Araruama para estudar no Colégio Brasil e se formar na Faculdade de Medicina da UFF, leva uma vida intensa e participativa em todos os segmentos de Niterói. Por isso, sua ausência nos lugares e nas ruas esteja sendo sentida pelas pessoas acostumadas a festejar e abraçar o doutor Waldenir.

Com três filhos médicos – Luiz, Fernando e Célia Regina – as preocupações são maiores. Eles orientam o pai a ir à rua só para o estritamente necessário e importante, até que se tenha uma segurança maior contra a virose.

Não sei como definir Waldenir Bragança, essa figura do bem com relevantes serviços prestados à cidade. Ele é um ser humano encantador, médico acolhedor, homem público exemplar e amigo insuperável.

Já cursando Medicina, demonstrava o espírito de liderança ao presidir o Diretório Acadêmico Barros Terra e lutar federalização da Faculdade, até vê-la incorporada à Universidade Federal Fluminense.

Médico sanitarista do Ministério da Saúde e geriatra, além de exercer a medicina em seu consultório, foi professor titular por 37 anos da universidade onde se formou.

Waldenir teve também destacada atuação associativa. Presidiu a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro. Vinte anos antes, então presidente da Associação Médica Fluminense, liderou um movimento para a obtenção de um terreno para instalar a sede da entidade em Niterói.

Conseguiu uma grande área na Avenida Roberto Silveira em Icaraí, cedida à AMF pelo governador Jeremias Fontes. O estado ajudou também na construção da sede da AMF e da capela de São Lucas, padroeiro dos doutores.

Sempre preocupado com as causas sociais, presidiu várias entidades como a Associação Fluminense de Reabilitação e o clube de serviço Rotary Club, liderando campanhas memoráveis em favor dos mais necessitados.

Criou a Universidade da Terceira Idade, da qual é o reitor, conseguindo instalá-la na Faculdade de Direito da UFF. Na política partidária, foi eleito deputado estadual e, em seguida, prefeito de Niterói. Apesar dos parcos recursos que dispunha a municipalidade, Waldenir Bragança, construiu o Centro Administrativo da Prefeitura no inacabado esqueleto do TRE-RJ, na Rua Visconde de Sepetiba.

Orador dos melhores, Waldenir sempre teve uma vida intelectual intensa. Participa de todas as entidades e movimentos culturais da cidade, imortalizando com competência sua gestão na Academia Fluminense de Letras.

Waldenir Bragança, que comandou a terra de Arariboia e que tem o seu nome inserido nos mais importantes projetos e realizações dessa cidade, merece todas as homenagens, aplausos e muitos anos de vida.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “Waldenir Bragança há 91 anos sempre fazendo o bem

  1. Tive a honra de conhecer o Doutor Waldenir Bragança quando Prefeito da nossa Cidade. Excelente Prefeito, ser humano maravilhoso e querido por todos. Parabéns pelos 91 anos de idade, e de grandes realizações. Muitas felicidades.

    1. Dr. Waldenir Bragança é grande em tudo: generosidade, simplicidade, disponibilidade e atencioso com àqueles que mais precisam e acima de tudo um homem ético, honesto e respeitado e querido por todos.

      PARABÉNS DR. WALDENIR!!!
      FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *