Publicidade
Categories: NotíciasPolítica

Votos nulos na frente, em Niterói

Publicidade

Pesquisa GPP aponta Rodrigo Neves e Felipe Peixoto empatados tecnicamente

Cerca de um terço dos 371 mil eleitores de Niterói pretende votar nulo nas próximas eleições, segundo pesquisa publicada hoje (11/08) pelo jornal O São Gonçalo, que aponta os candidatos Rodrigo Neves (PV) e Felipe Peixoto (PSB) empatados tecnicamente, obtendo, respectivamente, 30,4% e 29,1% das intenções de voto em um possível segundo turno entre os dois.

Segundo o instituto de pesquisa GPP, 32,8% do eleitorado declarou que anulará o voto, reafirmando um desencanto com os políticos como vem acontecendo nas últimas eleições em Niterói. Dentre as 700 pessoas ouvidas nos dias 6 e 7 de agosto, também 12,5% disseram não saber em quem votariam. Ao contrário do que sempre se propaga nas vésperas de eleições, o voto nulo não tem poder de anular nenhum pleito. Simplesmente ele não existe, adverte o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em seu site (veja clicando aqui): “Votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum. Nem mesmo para determinar o quociente eleitoral da circunscrição”.

Os números do GPP

A margem de erro da pesquisa é de 3,7% para mais ou para menos. Em relação ao primeiro turno, marcado para o dia 2 de outubro, o levantamento aponta o mesmo empate técnico dos candidatos mais citados pelos eleitores: Rodrigo Neves tem 24,8% das intenções de voto e Felipe Peixoto 18,8%. O candidato do PSOL, Flavio Serafini, aparece em terceiro lugar com 8,3%. No primeiro turno o índice apurado de votos brancos e nulos é de 32%

Se a disputa no segundo turno for entre Felipe Peixoto e Flávio Serafini, o primeiro receberia 37% dos votos e o segundo 15,6%. Anulariam o voto 33,2%, e 14,2% não sabem em quem votariam.

No caso de o segundo turno ser entre Rodrigo e Serafini, o prognóstico é 38,7% das intenções de voto para o primeiro e 19,2% para o segundo. Não sabem, 8,8%, e anulariam o voto 33,3%.

Os índices de rejeição aos candidatos é o seguinte: Rodrigo Neves, 46,9%; Felipe Peixoto, 27,3%; e Flavio Serafini, 16,9%.

O maior número de eleitores de Rodrigo foi registrado na Zona Norte de Niterói, somando 33,1% do eleitorado, segundo o GPP, seguido por Pendotiba e Região Oceânica, com 31,6%; e Zona Sul, 15,1%.

Já Felipe Peixoto teria mais eleitores na Zona Sul (21,5%), vindo em seguida Pendotiba e Região Oceânica (17,2%) e Zona Norte (16,3%).

A pesquisa GPP, contratada pela Universo e registrada no TER-RJ sob o número 06731/2016, indica que 34,3% dos 371 mil eleitores de Niterói ainda não têm candidato definido e que 32% dos aptos a votar pretendem anular o voto.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

1 dia ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

2 dias ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

6 dias ago

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

2 semanas ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

2 semanas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

2 semanas ago
Publicidade