O retorno das crianças às aulas presenciais é defendido pela psicóloga Marcia Schueler Pereira, diretora do Núcleo de Atendimento em Ciências do Comportamento. “Tomando todos os cuidados necessários (diante da pandemia de Covid-19), será benéfico”, diz ela, considerando que o fechamento das escolas “trouxe prejuízos emocionais, sociais, comportamentais e pedagógicos a muitas crianças”.
As famílias vêm buscando cada vez orientações psicológicas sobre como lidar com as alterações comportamentais e emocionais dos filhos.
–Tem-se observado casos crescentes de depressão infantil, tristeza, ansiedade, medo, dependência dos pais, agitação, desatenção, entre outros – revela a psicóloga.
Se no início as aulas online eram uma novidade, com sua continuidade tornaram-se exaustivas. Acabaram contribuindo para questões que implicam no pedagógico, como desânimo, desinteresse e dificuldades na aquisição de conteúdo. “Isso sem mencionarmos que, como não estão praticando atividades físicas e socializando com os amigos, as crianças estão cada vez mais inseridas no mundo digital (através de jogos, redes sociais)”, diz Marcia Schueler Pereira.
Além da perda pedagógica com o afastamento da escola, a psicóloga lembra que “a convivência com os amigos e professoras; as regras, as rotinas escolares, o tempo de brincar e a rotina são importantíssimos para a saúde mental das crianças”.
– Tomando todos os cuidados necessários, o retorno às atividades escolares será benéfico. Acho que o pensamento para 2021 precisa levar essas questões em consideração. A pandemia ainda se encontra entre nós – conclui a diretora do Núcleo de Atendimento em Ciências do Comportamento.
Perfeito Concordo plenamente. Vou passar para direção da escola das minhas netas . Minha filha mora fora , voltaram as aulas para as crianças com DDA . Mas agora fecharam novamente .Mas acho MT Boa essa ideia .Os maiores conseguem socializar com os coleguinhas, já o menores não conseguem . Tenho observado isso com minhas netas. Obrigada pelo espaço.