Depois de ter feito o segundo gol e o Real Madrid ter conquistado no sábado (01) o 15° título da Liga dos Campeões, o lado de cá da baía e o Brasil estão na torcida e na expectativa de que Vitor Júnior receba agora a Bola de Ouro, como o melhor jogador do mundo. Em São Gonçalo, há muito tempo o craque já vale ouro pelo amor e gestos de solidariedade com a cidade onde nasceu e cresceu.
O garoto do Portão do Rosa saiu da Escolinha do Flamengo, que frequentava no Mútua, partindo para uma meteórica e merecida fama mundial. Mas ele continua humilde e humano, não esquecendo de seus jovens conterrâneos.
Deve lembrar que, ainda menino, começou a dar os primeiros chutes na bola e de quantas vezes teve que arrumar uma chuteira emprestada, porque seus pais, apesar de sempre lhe darem apoio, tinham dificuldades para comprar o calçado próprio do futebol.
Ao chegar à equipe principal do Flamengo, Vini Júnior já demonstrava jogar também no importante time do bem, ajudando muita gente que tentava a carreira esportiva.
Depois como um craque do Real Madrid, criou com parceiros o Instituto Vini Júnior, que mantém em São Gonçalo o Centro de Tecnologias Educacionais Base (CT Base). Em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo e o CT Base funciona nas escolas Paulo Freire, onde o craque estudou, e na Visconde de Sepetiba.
Os centros têm decoração inspirada no futebol, e neles os estudantes do primeiro ao quinto ano podem acessar o aplicativo Base para participar dos jogos educacionais, através de celulares, tabletes, computadores e TVs. Está prevista a implantação de outros projetos educacionais e voltados para o esporte na cidade.
O jornalista Paulo Roberto Araújo, um apaixonado por São Gonçalo, onde continua cheio de contatos, conta que Vini Júnior – a esperança da seleção para a próxima Copa do Mundo – continua, sempre que pode, a visitar a terra gonçalense para matar as saudades.
Vini Júnior é uma figura simples, apesar de ter chegado ao rol da fama do futebol mundial. A Coluna lembra o ditado popular que virou música e se encaixa na descrição do nosso craque: “Quem é bom já nasce feito”.
Parabéns, para esse moleque, que Deus abençoe sempre. Eu tive o prazer de leva-lo e o amigo Vinicius, que era goleiro algumas vezes para o treino em vargem grande, no centro de treinamento do flamengo.