New here? Register. ×
×

Vinicius Júnior: um craque que vale ouro há muito tempo em São Gonçalo

Escrito por Gilson Monteiro às 10:28 do dia 3 de junho de 2024
Sobre: Bola cheia
  • Vini Junior - São Gonçalo (foto Renan Otto)
03jun
Alunos participam de jogos educacionais no CT Base mantido por Vini Jr / Foto Renan Otto – Ascom SG

Depois de ter feito o segundo gol e o Real Madrid ter conquistado no sábado (01) o 15° título da Liga dos Campeões, o lado de cá da baía e o Brasil estão na torcida e na expectativa de que Vitor Júnior receba agora a Bola de Ouro, como o melhor jogador do mundo. Em São Gonçalo, há muito tempo o craque já vale ouro pelo amor e gestos de solidariedade com a cidade onde   nasceu e cresceu.

O garoto do Portão do Rosa saiu da Escolinha do Flamengo, que frequentava no Mútua, partindo para uma meteórica e merecida fama mundial. Mas ele continua humilde e humano, não esquecendo de seus jovens conterrâneos.

Deve lembrar que, ainda menino, começou a dar os primeiros chutes na bola e de quantas vezes teve que arrumar uma chuteira emprestada, porque seus pais, apesar de sempre lhe darem apoio, tinham dificuldades para comprar o calçado próprio do futebol.

Ao chegar à equipe principal do Flamengo, Vini Júnior já demonstrava jogar também no importante time do bem, ajudando muita gente que tentava a carreira esportiva.

Depois como um craque do Real Madrid, criou com parceiros o Instituto Vini Júnior, que mantém em São Gonçalo o Centro de Tecnologias Educacionais Base (CT Base). Em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo e o CT Base funciona nas escolas Paulo Freire, onde o craque estudou, e na Visconde de Sepetiba.

Os centros têm decoração inspirada no futebol, e neles os estudantes do primeiro ao quinto ano podem acessar o aplicativo Base para participar dos jogos educacionais, através de celulares, tabletes, computadores e TVs. Está prevista a implantação de outros projetos educacionais e voltados para o esporte na cidade.

O jornalista Paulo Roberto Araújo, um apaixonado por São Gonçalo, onde continua cheio de contatos, conta que Vini Júnior – a esperança da seleção para a próxima Copa do Mundo – continua, sempre que pode, a visitar a terra gonçalense para matar as saudades.

Vini Júnior é uma figura simples, apesar de ter chegado ao rol da fama do futebol mundial. A Coluna lembra o ditado popular que virou música e se encaixa na descrição do nosso craque: “Quem é bom já nasce feito”.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Vinicius Júnior: um craque que vale ouro há muito tempo em São Gonçalo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *