Publicidade
Notícias

Vereadores de Niterói aprovam maior ocupação urbana em Itacoatiara

Publicidade

A lei de ocupação do bairro de Itacoatiara, na Zona Oceânica de Niterói, foi “flexibilizada” pela Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira (17/6). Por 11 votos a favor e cinco contra foram aprovadas, em primeira discussão, emendas que autorizam a construção de vilas e prédios; a diminuição do lote mínimo de 450 metros quadrados para 360 metros quadrados; e o aumento do gabarito das construções no bairro.

Para a Soami (associação de moradores de Itacoatiara) será o fim da proteção ao meio ambiente no bairro. Em 2019, segundo a Soami, “Itacoatiara sofreu um grande revés: a perda da Lei 2.810/11, que fornecia ao nosso bairro uma proteção a mais contra a especulação imobiliária”. Esta Lei foi declarada inconstitucional pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em ação proposta pelo Ministério Público.

No final de 2020, o ex-prefeito Rodrigo Neves enviou uma proposta ao Legislativo para sanar o vício de iniciativa apontado pelo Ministério Público. Segundo alegou o MP, a matéria somente poderia ser aprovada por proposta do Executivo. O prefeito Axel Grael encaminhou, agora, à Câmara o projeto 262/2011, que na véspera da votação de hoje em plenário recebeu emendas de vereadores da base governista, permitindo maior ocupação e densidade habitacional do bairro praiano.

A Comissão de Urbanismo da Câmara, presidida pelo vereador Andrigo Carvalho, justificou em seu parecer que a lei reapresentada pelo prefeito Axel Grael ao Legislativo, “tem apenas o objetivo de retomar os parâmetros que já eram existentes e são aplicados a mais de dez anos”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

5 horas ago

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

2 dias ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

3 dias ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

1 semana ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

1 semana ago

Niterói ganha mais um desembargador no Tribunal de Justiça do RJ

Ex-presidente Manoel Alberto, o novo desembargador Márcio Quintes com a mãe e desembargadora Norma Suely,…

1 semana ago
Publicidade