“Sem advogado não há justiça, sem justiça não há democracia”, cunhou Vargas Vila o lema da advocacia quando presidiu a OAB Niterói (1989-1991). Foi conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil por muitos anos.
Foi autor da Tabela de Honorários Mínimos da OAB/RJ; da indicação que criou a Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ. Presidiu a comissão da Ordem que elaborou o atual Estatuto da Advocacia. Propôs a criação do Protocolo Integrado da Justiça Fluminense (PROGER); da Escola de Magistratura no TJ/RJ; e da Procuradoria Geral da Defensoria Pública fluminense. Foi fundador do Clube dos Advogados de Niterói.
Desde que se formou em 1972 na Faculdade de Direito da UFF, tornou-se um estudioso das leis e jurisprudências. Era uma enciclopédia jurídica, sendo por isso consultado por muitos de seus colegas advogados, jornalistas e até magistrados em casos controvertidos da volumosa legislação brasileira.
Vargas sempre se preocupou em acionar contra atos ilegais de autoridades municipais, estaduais e federais. Lutava incansavelmente contra aumentos abusivos de tarifa praticados por concessionárias de água, luz, telefone e de pedágios. Questionava prefeituras sobre a legalidade do reajuste do IPTU, ISS e da cobrança de multas aplicadas por guardas de trânsito sem a qualificação necessária. Entrava com ações populares sem cobrar honorários.
Dono de uma inteligência rara, prestimoso e sério dignificou a advocacia. Vai fazer falta e deixar saudade ao mundo jurídico. Do primeiro casamento teve três filhos, Gustavo, Ricardo e Eduardo. Era casado em segundas núpcias com Marina Soares Cruvello D’Ávilla. A família ainda não marcou a hora do velório que deverá acontecer no Parque da Colina.
Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…
O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…
Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…