Publicidade
Notícias

Vacinação obrigatória ainda é tema de discussão política na Câmara de Niterói

Publicidade

A vacinação obrigatória em Niterói, já admitida pelo Código Sanitário de 2008 como medida profilática e sujeita a penalidades pelo descumprimento, volta a ser tema de discussão política. Nesta terça-feira (13/11), a Câmara de Vereadores retoma o assunto, em sessão extraordinária.

Em sua estreia no plenário, o vereador Douglas Gomes (PTC) pretende aprovar hoje uma lei vedando a aplicação de penas para quem não tomar a vacina da Covid-19.  No penúltimo dia de 2020, os vereadores aprovaram o projeto de lei 278, de Paulo Eduardo Gomes e Renatinho, ambos do PSOL. A proposta que depende de sanção do prefeito Grael, prevê penalidades para quem não tomar a vacina.

Essa lei ressalta as obrigatoriedades do Código Sanitário do Município, que prevê a imunização de doenças transmissíveis, principalmente, daqueles que trabalhem atendendo o público. Cria exigência da imunização contra o Covid para a matrícula em escolas públicas. Beneficiários de programas emergenciais da prefeitura de Niterói também deverão apresentar a carteira de vacinação para continuar recebendo o benefício.

Já o novato vereador bolsonarista propõe que sua lei torne “nula e sem efeitos leis, projetos de leis e atos administrativos que tratem sobre sanções acerca de vacinação compulsória específica de Covid-19 além das previstas no Plano Nacional de Vacinação”. Se aprovada, vai contrariar o Código Sanitário do Município.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, publicado em 110 páginas, em novembro, pelo Ministério da Saúde, não prevê penalidades. Mas, sim, a imunização de pelo menos 70 por cento da população brasileira “para interromper a circulação do vírus”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 dias ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

1 semana ago

Niterói relança ‘Vida Nova no Morro’, criado há 36 anos na gestão de Jorge Roberto

Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…

1 semana ago

OAB Niterói celebra Mês da Advocacia com homenagens e festa tradicional

A OAB Niterói realiza, nesta terça-feira (12), às 19h, uma cerimônia especial em homenagem a…

1 semana ago

Moradores de Icaraí cobram ação policial contra criminoso que age de bicicleta

Bandido da bike continua a agir impunemente pelas ruas de Icaraí atacando senhoras e idosos…

1 semana ago

Niterói em alerta: Quando a segurança vira promessa não cumprida

O vídeo mostra o criminoso (no destaque) e roubando o cordão de ouro do idoso…

2 semanas ago
Publicidade