Publicidade
Notícias

Vacina é pouca em Niterói; transparência da campanha também é insuficiente

Publicidade

O número de doses de vacinas contra a Covid que Niterói tem recebido do Ministério da Saúde, através do governo do Estado, é pouco. Mas o controle da imunização também tem sido praticamente nulo. Parece que o negócio é dizer que a prefeitura está vacinando, nem que seja com míseras 1.790 doses recebidas esta semana, para uma população de 515 mil habitantes.

Não deu para imunizar todo o pessoal da linha de frente do combate ao coronavírus. Então, a Secretaria de Saúde escolheu um público-alvo bem reduzido: idosos com idade acima de 90 anos. Não se questiona a imunização deles. De jeito nenhum. Mas fica claro que, com o cobertor curto recebido do Ministério da Saúde, o município procura fazer marketing com as poucas doses recebidas. A prefeitura publica no seu site o “vacinômetro”. Fazendo as contas, vê-se que na terça-feira (02/02) apenas 608 pessoas com mais de 90 anos foram vacinadas.

“Lives” restringem comunicação com o cidadão

Somente quem acompanha as lives do prefeito Axel Grael, às segundas e quintas no Facebook, consegue saber sobre o calendário de vacinação e suas alterações. Na transmissão ao vivo, fala também o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira. Disse no dia 1° que no dia 04/02 vai “anunciar de forma transparente o calendário da próxima semana” (foto). Antes, na sexta-feira à noite, o prefeito Grael modificou o calendário previsto para o dia 1°. Neste dia deveriam ser vacinados profissionais de saúde autônomos, de qualquer idade. Poucos souberam da mudança e acorreram às unidades de saúde, frustrando-se. A data foi alterada para imunizar idosos acima dos 90.

Essas lives servem para evitar entrevistas coletivas e as perguntas “inconvenientes” feitas por repórteres. São apenas um comunicado ao público. Nem os internautas que assistem as tais lives recebem respostas a seus questionamentos. Seus comentários e perguntas ficam no ar, sem qualquer retorno oficial.

Niterói não oferece nenhuma transparência sobre quem, quando, onde e com qual vacina foi imunizado. Nos postos, os atendentes registram alguns dados em um formulário e entregam um outro papel à pessoa vacinada. A pergunta que as lives não respondem é: Como a Secretaria de Saúde vai controlar a segunda dose, para garantir a imunização completa em Niterói?

Na Câmara, os 15 vereadores da situação aceitaram o veto do prefeito Axel Grael a um projeto de lei que previa a divulgação diária da ocupação de leitos hospitalares de unidades públicas e privadas do município. Alegou que isto exigiria um “grande esforço e elevados custos aos cofres públicos”.

Um outro projeto, que determina a publicação no site da prefeitura do cadastro das pessoas já vacinadas, não foi votado ontem (02/02). O presidente da Câmara, Milton Cal, retirou a proposta da pauta no final da sessão. Segundo o autor, vereador Paulo Eduardo Gomes, o projeto é para, com a transparência, evitar os fura-fila da vacina. O cadastro eletrônico, por sua vez, daria mais organicidade à campanha de vacinação.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade