Publicidade
Notícias

Vacina de vento: MP pede a prisão de técnica de enfermagem de Niterói

Publicidade

A prisão preventiva da técnica de enfermagem de Niterói que aplicou a chamada vacina de vento em um idoso foi requerida pelo Ministério Público estadual. Rozemary Gomes Pita foi denunciada pelo crime de peculato (sujeito a quatro anos de prisão) e infração de regra sanitária ao ter simulado a aplicação do imunizante contra a Covid em um senhor de 90 anos.

O MPRJ fundamentou o pedido de prisão lembrando que a liberdade da profissional de saúde “traz riscos para a ordem pública, levando-se em conta o risco de reiteração da prática criminosa”.

No dia 12 de fevereiro, a técnica de enfermagem simulou aplicar uma dose de CoronaVac em um senhor de 90 anos, no posto drive thrue instalado pela Secretaria de Saúde de Niterói no campus da UFF. Para os promotores, ficou claro no vídeo feito por parentes do idoso que Rozemary não pressionou o êmbolo da seringa, tendo deixado de aplicar o imunizante.

Segundo o MP, a denunciada “infringiu determinação do poder público para aplicar a vacina pois, de forma livre e consciente, durante exercício da função pública, apropriou-se de medicamento e material hospitalar, tais como, seringa e 0,5 ml do imunizante do Coronavírus”. A seringa com a dose da vacina não foi encontrada, ao contrário do que, no dia, a Secretaria de Saúde informou em nota para a imprensa.

A denúncia do MP em inquérito civil público contra  Rozemary Gomes Pita está sendo denunciada pelo MP por “conduta típica descrita nos artigos 268 (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 312 (apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio), caput, na forma do art. 70, todos do Código Penal”. Os crimes cometidos são dolosos, sendo o peculato, com pena privativa de liberdade máxima superior a quatro anos.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

4 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

5 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

6 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

2 semanas ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade