Hoje à noite, o atual presidente Romeu Scofano vai reunir a diretoria para convocar uma assembleia geral na próxima sexta-feira, a fim de aprovar o aporte mínimo para a Unimed Rio sair do buraco. Cada cooperado terá que desembolsar R$ 92,2 mil para evitar que seja decretada a liquidação da cooperativa como ocorreu em fevereiro deste ano com a Unimed Paulistana.
Em caso de fechamento da Unimed Rio, a ANS deverá determinar a portabilidade dos beneficiários para as demais Unimed ou para outros planos de saúde. Não deverão ser exigidos novos prazos de carência, mas certamente como ocorreu em São Paulo, os beneficiários terão os valores dos planos reajustados com a migração, ainda que ela ocorra para ele ser atendido por redes médico hospitalares menores.
Em Niterói moram cerca de 60 mil beneficiários da Unimed Rio, cujos planos de cobertura nacional davam direito a consultas, cirurgias e internações na rede da Unimed Leste Fluminense. Todos já receberam pelos Correios ou através de e-mails boletos para pagar as mensalidades com vencimento em 5 de setembro, apesar de a grande maioria estar sem atendimento antes prestado em Niterói pelos médicos cooperados da Unimed Leste Fluminense, que há dez dias estão recusando pacientes com a carteirinha da cooperativa carioca.
A Unimed Leste Fluminense está entre os credores da Unimed Rio com uma dívida acumulada em R$ 36 milhões. Para a maioria dos seus 1.300 cooperados, o atendimento prestado aos beneficiários dos planos da Unimed Rio representava cerca de 30 por cento do movimento de consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais participantes do intercâmbio com cooperativa carioca.
Pinheiro Junior e seu novo livro –- Fantasmas Baldios – com lançamento marcado para dezembro…
Mary Wermelinger cercada pelos seus alunos no Dia do Diretor de Escola (12/11) Niterói é…
Presença de usuários de drogas nos arredores da Biblioteca Parque levaram a Academia Fluminense de…
A exigência de pontos de recarga para carros elétricos em condomínios de Niterói foi considerada…
Crise na Unimed Ferj: quem paga a conta são os pacientes A novela da Unimed…
Segurança e privacidade a dois quilômetros do Centro de Niterói, um privilégio de quem mora…