Publicidade
Categories: Notícias

TJ-RJ condena Microsoft por bug

Publicidade

A Microsoft foi condenada a indenizar os consumidores pelos danos materiais e morais causados por uma atualização defeituosa de seu sistema operacional Windows 7, em abril de 2013. O juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial do Rio, acolheu parcialmente os pedidos feitos em duas ações civis públicas movidas pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio e pela Associação Estadual de Amparo ao Consumidor e ao Cidadão e Defesa contra as Práticas Abusivas.

A cobrança da indenização pelos prejuízos causados pelo bug (defeito, falha ou erro no código de um programa que provoca seu mau funcionamento) terá que ser realizada individualmente, tendo cada consumidor que comprovar efetivamente a ocorrência do problema e das perdas sofridas. O juiz negou o pedido de indenização por danos coletivos e de ressarcimento em dobro de eventuais gastos.

Nas ações, os autores alegaram que a atualização KB02823324, depois de instalada, fazia com que os computadores reiniciassem automaticamente e uma tela aparecesse solicitando reparação automática. Alguns equipamentos, inclusive, tiveram o disco rígido formatado, com perda de dados.

A Microsoft atribuiu o bug a uma incompatibilidade da atualização de segurança com o antivírus Kaspersky e também com o programa GBPlugin, o chamado “Guardião”, feito pela GAS Tecnologia que vários bancos fazem os usuários de seus serviços online instalarem para proteção dos dados.

Ainda em abril de 2013, três dias depois de lançar a atualização KB2823324, a Microsoft solucionou o problema e permitindo que os computadores rodassem com o plugin bastante utilizado por bancos brasileiros como o BB, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Santander e outros.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

3 dias ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

3 dias ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

3 dias ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

4 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

5 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

6 dias ago
Publicidade