Publicidade
Notícias

Unilasalle completa 20 anos homenageando quatro educadores

Publicidade
O Centro Universitário La Salle (Unilasalle), em Niterói

Quatro grandes personalidades que prestaram relevantes serviços à educação serão homenageados com a outorga do título de Doutor Honoris Causa do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle), que está completando 20 anos nesta terça-feira (02/08). A homenagem será no Centro de Convenções, iniciada com a celebração de missa em Ação de Graças, às 17h30m. A entrega dos títulos está marcada para às 19h30m.

Os grandes homenageados são o Irmão Irio Molinari (in memoriam). O religioso gaúcho começou seus estudos no Colegio de Carazinho e concluiu sua formação religiosa na Instituição La Salle no Rio Grande do Sul. No início do seu noviciado veio com um grupo de irmãos jovens acompanhar o grande líder e educador irmão Amadeu na consolidação do Instituto Abel.

Figura excepcional que deixou saudade pela sua inteligência rara e alegria constante, Irio também concluiu sua formação em matemática na UFF, onde virou professor, concluindo depois vários títulos de mestre e doutor no Brasil e no exterior, mas dedicando sua vida ao Abel ao lado do irmão Amadeu, a quem ajudou a projetar o projeto educacional. Os dois irmãos projetaram e criaram o Instituto de Educação Superior La Salle, tendo sido Irio Molinari seu primeiro diretor e vice-reitor.

Outro homenageado será o professor Hugo Amazonas, que fez o primário no Grupo Escolar Raul Vidal, em Niterói, concluindo o ensino médio no Instituto Abel. Graduado em engenharia civil, concluiu sua formação em Análise e Administração de Sistemas, além de ser pós-graduado pela Escola de Negócios da PUC. Em 2002, o ex-aluno assumiu a direção de Tecnologia da Informação do La Salle, depois foi diretor de Administração e Finanças e pró-reitor de Desenvolvimento.

A terceira homenageada é a campista e mestra Mary Rangel. Com vasta experiência na educação pública estadual em Niterói, ingressou no La Sa Salle em 1977. Durante 35 anos de dedicação integral ocupou vários cargos, entre eles o de coordenadora do ensino fundamental e supervisora pedagógica, além de liderar uma à comissão que elaborou o Regimento e o Projeto Pedagógico da Instituição para o Ministério de Educação, sendo a primeira coordenadora do curso Normal Superior.

O resumo do seu currículo daria um livro, por isso vamos contar apenas sua história na UFF onde se graduou em pedagogia, mestrado em educação, com doutorado na UFRJ e pós na PUC/SP, participando da elaboração do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

O médico Ronaldo Curi Gismondi será o quarto homenageado. Ele entrou com 6 anos de idade no Abel, onde fez o fundamental e o médio. Aos 14 anos, Ronaldo fez curso de alfabetização de adultos e, entre 1971 e 1972, tornou-se alfabetizador do Mobral no próprio colégio. A monitoria no Laboratório de Química lhe rendeu o convite para ser professor desta disciplina, exercendo essa função de 1975 até 1982. Em 1980, passou no vestibular de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Médico formado pela UFF Ronaldo especializou-se em administração pública na FGV, além de fazer o mestrado e o doutorado de ciências de Engenharia Biomédica pela COPPE-UFRJ. Na instituição atuou nas áreas de medicina e de informática, tornando-se mais tarde vice- diretor Geral do La Salle.

Merecidas homenagens a esses amigos e crias do insubstituível irmão Amadeu, que merece um reconhecimento maior dos lassalistas pelo seu histórico de conquistas e realizações desde a pedra fundamental dessa obra educacional inaugurada na Avenida Roberto Silveira.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

22 horas ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

4 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

4 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

5 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade