A construção de “puxadinhos” no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Gragoatá, está descaracterizando o projeto inicial, aprovado pelo Conselho Universitário. A denúncia vai ser feita por estudantes e professores ao Ministério Público Federal (MPF). Alegam que, com as aulas presenciais suspensas durante a pandemia, a Reitoria resolveu construir salas para setores administrativos da UFF acabando com a área livre e ajardinada no térreo dos prédios.
O projeto original, aprovado pelo Conselho Universitário e pela Câmara de Vereadores de Niterói, mantinha o primeiro pavimento com os pilotis abertos. Era baseado em Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), exigido na época pelo MPF.
Era para garantir a livre circulação do ar entre cada um dos blocos. O espaço também foi aprovado como área para reunião e convivência de alunos, servidores e professores.
Na última reunião do conselho universitário, realizada na quarta-feira (02/06) a obra que contraria o plano diretor do Campus da UFF não foi discutida pelos conselheiros.
O que causa espécie é que o mal exemplo vem de uma instituição de ensino. Só quero ver se a prefeitura de Niterói vai embargar a obra ou/e multar a Reitoria da UFF.