Publicidade
Categories: Sem categoria

Túnel ameaça ruir casas do Preventório

Publicidade

Enquanto o prefeito ex-petista e candidato à reeleição Rodrigo Neves mostra em sua propaganda eleitoral as obras do túnel Charitas-Cafubá, moradores do Morro do Preventório continuam sofrendo com as explosões, a poeira e o medo de ficarem soterrados. Oito casas situadas perto da boca do túnel estão ameaçadas de ruir. A Defesa Civil esteve em duas delas, tirou fotos das rachaduras e nada mais.

Era para a prefeitura ter desapropriado essas casas, entre outras, segundo diretores da empresa municipal Emusa haviam dito em reunião com os moradores, no ano passado.

Agora, nem a escada provisória que a construtora do túnel tinha instalado pode mais ser usada pelos moradores que têm que fazer um caminho maior e mais arriscado para descer ou subir até suas casas. Temem que, com a escadaria de metal interditada, não poderão contar com um ponto de escape rápido em caso de acidente com as casas que estão com as estruturas abaladas, com telhas quebradas e goteiras, resultado das explosões para abrir o túnel.

O problema já foi comunicado ao Ministério Público com uma queixa contra Lincoln da Silveira, diretor da Emusa, que segundo os moradores do Preventório, quando aparece na obra diz que nada pode ser feito.

Desde abril, os moradores se queixam dos inconvenientes da obra e, principalmente, do descaso que dizem sofrer por parte da prefeitura. Alguns chegaram a receber máscaras para evitar a inalação do pó de pedra, mas como elas não serviam para isso foram recolhidas pela Emusa com a promessa de que seriam distribuídas outras melhores, o que não aconteceu.

– O descaso da prefeitura é muito grande. Nós só conseguimos contato com o senhor Lincoln da Silveira, diretor da Emusa, quando ele visita a obra. Mas este nos trata com frieza e diz que não tem posição alguma, pois não sabe se a prefeitura tem interesse, ainda, em indenizar os moradores que continuam na área afetada pela construção do túnel – disse o aposentado Daniel Correia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

8 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

4 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

7 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade