Publicidade
Categories: Sem categoria

Túnel ameaça ruir casas do Preventório

Publicidade

Enquanto o prefeito ex-petista e candidato à reeleição Rodrigo Neves mostra em sua propaganda eleitoral as obras do túnel Charitas-Cafubá, moradores do Morro do Preventório continuam sofrendo com as explosões, a poeira e o medo de ficarem soterrados. Oito casas situadas perto da boca do túnel estão ameaçadas de ruir. A Defesa Civil esteve em duas delas, tirou fotos das rachaduras e nada mais.

Era para a prefeitura ter desapropriado essas casas, entre outras, segundo diretores da empresa municipal Emusa haviam dito em reunião com os moradores, no ano passado.

Agora, nem a escada provisória que a construtora do túnel tinha instalado pode mais ser usada pelos moradores que têm que fazer um caminho maior e mais arriscado para descer ou subir até suas casas. Temem que, com a escadaria de metal interditada, não poderão contar com um ponto de escape rápido em caso de acidente com as casas que estão com as estruturas abaladas, com telhas quebradas e goteiras, resultado das explosões para abrir o túnel.

O problema já foi comunicado ao Ministério Público com uma queixa contra Lincoln da Silveira, diretor da Emusa, que segundo os moradores do Preventório, quando aparece na obra diz que nada pode ser feito.

Desde abril, os moradores se queixam dos inconvenientes da obra e, principalmente, do descaso que dizem sofrer por parte da prefeitura. Alguns chegaram a receber máscaras para evitar a inalação do pó de pedra, mas como elas não serviam para isso foram recolhidas pela Emusa com a promessa de que seriam distribuídas outras melhores, o que não aconteceu.

– O descaso da prefeitura é muito grande. Nós só conseguimos contato com o senhor Lincoln da Silveira, diretor da Emusa, quando ele visita a obra. Mas este nos trata com frieza e diz que não tem posição alguma, pois não sabe se a prefeitura tem interesse, ainda, em indenizar os moradores que continuam na área afetada pela construção do túnel – disse o aposentado Daniel Correia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Mary Wermelinger e sua dedicação à educação transformadora em Niterói

Mary Wermelinger cercada pelos seus alunos no Dia do Diretor de Escola (12/11) Niterói é…

4 dias ago

A ‘Secretaria de Shows’ e o abandono da Biblioteca Parque de Niterói

Presença de usuários de drogas nos arredores da Biblioteca Parque levaram a Academia Fluminense de…

4 dias ago

TJ-RJ derruba lei sobre carregadores elétricos em prédios de Niterói

A exigência de pontos de recarga para carros elétricos em condomínios de Niterói foi considerada…

6 dias ago

Unimed Brasil deverá assumir atendimento de pacientes da Unimed Ferj

Crise na Unimed Ferj: quem paga a conta são os pacientes A novela da Unimed…

6 dias ago

Villa Pereira Carneiro: um refúgio de paz e memória numa ponta de Niterói

Segurança e privacidade a dois quilômetros do Centro de Niterói, um privilégio de quem mora…

2 semanas ago

Niterói reajusta IPTU em 2026 mesmo com a inflação em queda no país

Carnês do IPTU/2026 de Niterói vão ser distribuídos pela internet aos contribuintes / Ilustração: Betovens…

2 semanas ago
Publicidade