New here? Register. ×
×

Obra do túnel leva medo ao Preventório

Escrito por Gilson Monteiro às 08:40 do dia 14 de abril de 2016
Sobre: Casas rachadas
14abr

obra-preventorio1Enquanto o ex-petista Rodrigo Neves posa no canteiro de obras do túnel Charitas-Cafubá para aparecer na mídia agraciada pela propaganda de R$ 50 milhões que estão sendo gastos pela prefeitura de Niterói para exaltar a administração municipal, famílias moradoras do morro do Preventório sofrem com as explosões, a poeira e a incerteza de que o pior possa lhes acontecer a qualquer instante.

Para a construção do túnel a prefeitura removeu doze famílias do morro do Preventório, restando dez casas comprometidas pela obra. A maioria está com rachaduras, resultantes das explosões para abrir as galerias, e seus moradores ficaram com o acesso dificultado. Somente conseguem subir por uma escada de ferro improvisada pela construtora, sem iluminação, que deve ser acessada ao lado do Ciep.

O aposentado Daniel dos Santos Correia, que mora há 40 anos numa das casas hoje ameaçadas, conta que sua família e a dos vizinhos sofrem com o barulho das explosões. “Estremece tudo aqui dentro. Parece um terremoto, além de ficarmos cobertos de pó”, disse ele.

A prefeitura distribuiu máscaras para os moradores evitarem inalar o pó de pedra, mas como  não serviam para isso foram recolhidas com a promessa de que seriam distribuídas outras melhores, o que não aconteceu.

– O descaso da prefeitura é muito grande. Nós só conseguimos contato com o senhor Lincoln da Silveira, diretor da Emusa, quando ele visita a obra. Mas este nos trata com frieza e diz que não tem posição alguma, pois não sabe se a prefeitura tem interesse, ainda, em indenizar os moradores que continuam na área afetada pela construção do túnel – disse Daniel.

A podóloga Tania Silva é outra que está sofrendo com o desleixo da prefeitura e da construtora com a segurança dos moradores do Preventório. Sua casa também está com rachaduras. Ela reclama do acesso precário dizendo que, além da escada sem iluminação, muitas vezes tem que pisar na lama para sair ou voltar para casa. “Estamos largados à própria sorte”, diz Tania.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

4 thoughts on “Obra do túnel leva medo ao Preventório

  1. Se não me engano, todas estas “comunidades” são fruto de invasões e da omissão do poder público quando as permitiu ou fez “vista grossa”.
    Invasões estas que via de regra se dão em área de proteção ambiental e locais inadequados para a construção, ocorrendo inúmeras vezes, após chuvas torrenciais, o desmoronamento de casas.
    Mas com o passar do tempo, os politiqueiros de plantão vêem nesta população invasora o grande potencial eleitoral e levam a estas comunidades luz, água, urbanização e vários serviços públicos, transformando a área que nunca deveria ter sido ocupada em um Direito das pessoas que ali residem. Cabe agora ao poder público, renovar estas e outras famílias que a anos ali residem. Mas o direito de dezenas de milhares de outras pessoas de ir e vir através desta que é a obra mais esperada das últimas décadas, não deve ser prejudicado em função de uma minoria que, outrora, desrespeito o código de posturas, o florestal e o gabarito estabelecido para a região.

  2. Esse túnel foi a pior coisa que poderia ter acontecido na vida dos moradores e principalmente para os pacientes do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba,digo isso pois além de ser moradora do Preventório há mais de 20 anos,trabalho no HPJ e posso ver como essas explosões afetam os usuários e moradores do Hospital.
    Enfim,podemos ver com clareza como o capitalismo impera e a classe trabalhadora está sempre à margem,sem opção nenhuma,a merce desses “bandidos” que se nomeiam políticos e só pensam no lucro.

  3. MORO AQUI NO PREVENTORIO HA TRINTA ANOS E INFELIZMENTE ISSO SE TORNOU UM CAOS, SÓ SERA TOMADA PROVIDENCIA QUANDO PRÉDIOS E CASAS DESABAREM EM CIMA DE FAMILIAS, POIS É OQUE COM CERTEZA VAI ACONTECER,ISSO JA É UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA SO NAO VE QUEM NÃO QUER…. E SO QUEM MORA AQUI É QUE SABE O PANICO QUE PASSAMOS COM AS EXPLOSÕES…

  4. Sou morador do local e reitero que estamos vivendo em condições sub-humano, total descaso por parte da Prefeitura que só se preocupa com propaganda milionária e quando esteve no local antes da obra, o Prefeito Rodrigo Neves confirmou que os moradores teriam melhoras e não seriam prejudicados, isso é uma grande falácia, cada vez mais difícil a nossa situação. Só Deus mesmo!

Comments are closed.