Publicidade
Notícias

Tucanos de várias espécies quebram a rotina da quarentena em Niterói

Publicidade

Não é que os tucanos continuam fazendo a alegria, principalmente, de moradores da Região Oceânica? A visita dessas aves ajuda a quebrar a ansiedade e expectativa daqueles que estão vivendo confinados há dois meses, para evitar a contaminação do Covid-19.

Dessa vez, a privilegiada foi a jovem Daniela Porto. Ela interrompeu seu trabalho home office para o Tribunal de Justiça para receber em sua casa, em Itaipu, a inesperada visita de sua excelência o Tucano. O bicudo, sem a menor cerimônia, pousou na cadeira da varanda por bastante tempo, onde comeu banana na maior tranquilidade da natureza.

Gostou tanto da receptividade que retornou no dia seguinte. Encontrou um lanche mais farto, porque a anfitriã tinha acabado de chegar do Hortifruti. Ela está ansiosa pela terceira visita do tucano, que muda a rotina da quarentena em sua casa.

O que fez um lanchinho na varanda de Daniela é da espécie tucanaçu, também conhecida como tucano-toco. Vive em todo o Brasil Central e partes da Amazônia. Com a destruição da Mata Atlântica tem migrado para o Rio de Janeiro. O tucanuçu é o maior representante da família, medindo cerca de 56 cm. O bico alaranjado com uma mancha negra na ponta mede cerca de 22 cm.  Sua plumagem é negra, destacando-se o papo e o uropígio branco.

Noutro dia, como a coluna mostrou, foi a vez de tucanos-de-bico-preto visitarem a moradora de um prédio em São Francisco.

Que a mãe natureza continue mandando essas aves para visitar os lares niteroienses, criando um espírito maior para a sua preservação.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago
Publicidade