New here? Register. ×
×

Tucanos de várias espécies quebram a rotina da quarentena em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 10:17 do dia 23 de maio de 2020
Sobre: Visita em Itaipu
  • Tucanuçu em Itaipu
23maio

tucano tucanuçu em ItaipuNão é que os tucanos continuam fazendo a alegria, principalmente, de moradores da Região Oceânica? A visita dessas aves ajuda a quebrar a ansiedade e expectativa daqueles que estão vivendo confinados há dois meses, para evitar a contaminação do Covid-19.

Dessa vez, a privilegiada foi a jovem Daniela Porto. Ela interrompeu seu trabalho home office para o Tribunal de Justiça para receber em sua casa, em Itaipu, a inesperada visita de sua excelência o Tucano. O bicudo, sem a menor cerimônia, pousou na cadeira da varanda por bastante tempo, onde comeu banana na maior tranquilidade da natureza.

Gostou tanto da receptividade que retornou no dia seguinte. Encontrou um lanche mais farto, porque a anfitriã tinha acabado de chegar do Hortifruti. Ela está ansiosa pela terceira visita do tucano, que muda a rotina da quarentena em sua casa.

O que fez um lanchinho na varanda de Daniela é da espécie tucanaçu, também conhecida como tucano-toco. Vive em todo o Brasil Central e partes da Amazônia. Com a destruição da Mata Atlântica tem migrado para o Rio de Janeiro. O tucanuçu é o maior representante da família, medindo cerca de 56 cm. O bico alaranjado com uma mancha negra na ponta mede cerca de 22 cm.  Sua plumagem é negra, destacando-se o papo e o uropígio branco.

Noutro dia, como a coluna mostrou, foi a vez de tucanos-de-bico-preto visitarem a moradora de um prédio em São Francisco.

Que a mãe natureza continue mandando essas aves para visitar os lares niteroienses, criando um espírito maior para a sua preservação.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

One thought on “Tucanos de várias espécies quebram a rotina da quarentena em Niterói

Comments are closed.

Menu