New here? Register. ×
×

Secretário de Niterói vai depor sobre compras suspeitas da FMS

Escrito por Gilson Monteiro às 18:54 do dia 13 de julho de 2022
Sobre: Saúde familiar
  • Paulo Eduardo e Renata Scarpa
13jul
Promotora Renata Scarpa e o vereador Paulo Eduardo Gomes durante reunião da Comissão de Saúde da Câmara

O secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, e dois funcionários da Fundação Municipal de Saúde (FMS) deverão depor no Ministério Público, na sexta-feira (15-07), em inquérito civil instaurado para apurar nepotismo e irregularidades em compras de medicamentos e insumos pela FMS.

A Promotora Renata Scarpa, de Tutela Coletiva de Niterói, participou nesta quarta-feira (13/07) de reunião com representantes da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. O MP já recomendou ao prefeito Axel Grael a exoneração da subsecretária de Saúde, Camilla Maia Franco, bem como de seus dois ex-maridos, o namorado, o irmão e a mulher deste, todos funcionários da FMS sob o comando da primeira.

Sobre os indícios de ilegalidades apontados, a Promotoria de Tutela Coletiva de Niterói também recomenda que o prefeito instaure, imediatamente, auditoria de todos os contratos celebrados na FMS, sob a égide de Camilla e seus parentes, haja vista o conflito de interesses evidente e não somente dos pregões, o que deverá ser comunicado e comprovado ao MPRJ. Foi estabelecido prazo de 30 dias de resposta.

Leia: MP investiga nepotismo e gastos da Secretaria de Saúde de Niterói

A subsecretária Camilla Franco já foi ouvida pelo MP na terça-feira (12/07), tendo na ocasião afirmado que seus parentes ocupantes de cargos e funções na FMS seriam demitidos. Na sexta-feira, além do secretário Rodrigo Oliveira deverão depor Mônica Andréa Lopes Borges Codeço Pinto, gestora da Coordenação de Farmácia da FMS; e Marcos Aurelio de Azevedo Vieira, chefe do Departamento de Administração da FMS.

Cópia do inquérito civil já está com o Núcleo de Investigação Penal, para apuração de possíveis crimes contra a Administração Pública. A denúncia da prática de crimes está sendo analisada pela 2ª PIP Especializada do Núcleo de Investigação Penal de São Gonçalo e Niterói.

Das investigações realizadas até o momento, há nos autos indícios de fraude em licitações e compras. O grupo familiar investigado pelo MP, segundo o órgão fiscalizador, “pode estar se beneficiando do liame familiar existente e dos cargos ocupados para atuar em contratações emergenciais com valores em tese superfaturados”.

Durante a reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Paulo Eduardo Gomes, a promotora Renata Scarpa ouviu relatos estarrecedores sobre a situação caótica em que se encontra a rede de saúde de Niterói.

César Braga, presidente da Associação dos Servidores da Saúde de Niterói (ASSN), entregou à promotora Renata Scarpa um manifesto denunciando “a deterioração deliberada da estrutura física dos hospitais Orêncio de Freitas, Carlos Tortelli e Psiquiátrico de Jurujuba”, e também a contratação ilegal de profissionais por RPA (recibo de pagamento de autônomo).

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

4 thoughts on “Secretário de Niterói vai depor sobre compras suspeitas da FMS

  1. Infelizmente a Prefeitura de Niterói que é muito rica virou cabide de empregos e não investe mais em Estaleiros que dava muito emprego para a população que realmente precisa,hoje os ricos da cidade comem o dinheiro do povo.

    1. A Prefeitura de Niterói está entregue a uma grande quadrilha herdada do ex prefeito e da administração petista.

      1. Sério isso?
        A prefeitura vai investir em estaleiros privados…?
        Essa daí deve ser dona de estaleiro

  2. Deveriam depor também sobre os módulos de médico de Família que não existem mais estavam na listagem do concurso Fesaúde. Ranço!

Comments are closed.