As anunciadas obras de revitalização do Centro de Niterói e a criação de oito novos quarteirões de ruas no espaço onde era o Carrefour, ao lado do Caminho Niemeyer, vão supervalorizar um terreno de 64,7 mil metros quadrados que deve R$ 4.656.157,43 de IPTU à prefeitura, segundo lançamentos do imposto desde 2018.
A área pertence à empresa Irmãos Cunha Empreendimentos, que já assinou um contrato de Parceria Público Privada com a prefeitura para custear a abertura dos novos quarteirões e, em contrapartida, ali construir cerca de três mil unidades residenciais e comerciais até 2024.
O projeto da prefeitura prevê o prolongamento das ruas Marquês de Caxias, Saldanha Marinho e Doutor Fróes da Cruz, no Centro, até o Caminho Niemeyer. A abertura dos novos quarteirões está orçada em R$ 35 milhões e a empresa deverá garantir os serviços de limpeza, iluminação e manutenção urbana da área por 15 anos.
Leia mais: Reurbanização do Centro fica com empresa de obra atrasada na Região Oceânica
Torres falidas
Esta é a segunda tentativa da prefeitura de Niterói, nos últimos dez anos, para fazer a integração do Centro com o Caminho Niemeyer e requalificar uma área criada pelo aterro da Praia Grande que nunca chegou a ser urbanizada.
Em 2013, o ex-prefeito Rodrigo Neves tentou tocar uma Operação Urbana Consorciada com as empresas Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez prometendo a revitalização do Centro. A Operação Lava-Jato acabou frustrando esse projeto.
Ao mesmo tempo, a construtora PDG lançou o empreendimento Monumental Niemeyer, que seria a construção de duas torres de edifícios num terreno próximo do Terminal João Goulart. Deveriam ter 456 salas comerciais em uma delas, e 293 quartos em um hotel que seria administrado pela Rede Accor. Antes de falir, a construtora chegou a vender 30 % do empreendimento e os compradores ainda lutam na justiça para serem ressarcidos.
O trânsito de Niteroi já está um caos, agora com mais 3 mil carros na rua deve ficar melhor ainda!!! Inacreditável!!!! Niteroi não precisa de mais 3 mil apartamentos, precisa de melhorar o transporte público, investir no transporte marítimo pra desafogar a cidade
Entendo a posição de todos os comentários, é verdade que o Centro está largado há um bom tempo e vejo com bons olhos a iniciativa principalmente da ocupação desses terrenos abandonados por condomínio residenciais, mas não acredito na mudança da Amaral Peixoto.
Há um problema social e criminal na principal avenida do Centro, vários dos prédios da Amaral Peixoto são prostíbulos e funcionam ali outras atividades ilícitas, obras de arborização da via vão resolver esse problema? Sabemos que não!
Há ainda vários outros problemas na avenida como pedintes, vendedores ambulantes, flanelinhas, moradores de rua, etc. Isso tudo gera uma enorme sensação de insegurança, sempre quando tenho que passa por lá sinto que estou indo para uma aventura perigosa.
Niterói fede. O negócio deles é construir prédios residências, estão igualzinho Sr. J.R. Silveira.
Qualquer chuvinha de 15 minutos, não se anda em Niterói. Sabem por quê? Limpar galerias da chuva não dá voto.
Av. Amaral Peixoto é uma vergonha: moradores de rua dos dois lados da Avenida; prostitutas em toda calçada da Caixa Econômica; moradores de rua vindo de outros municípios para serem pedintes em Niterói.
Parafraseando o jornalista Boris Casoy – “ISTO É UMA VERGONHA”.
Minha grande Niterói,entregue as baratas. Mesmo assim eu amo essa cidade, em que eu nasci.
No meio do caminho Niemeyer existe o Mercado de peixe São Pedro. Região esquecida pelo poder público. O local fede a podre devido ao caldo de peixe que se acumula no asfalto. Existe também uma desorganização dos caminhões e carros que transportam peixe e gelo que está estacionam em qualquer lugar, muitas vezes bloqueando as ruas, apesar de ter a colônia de pescadores que deveria ser utilizada com esse objetivo. Não adianta realizar projetos espetaculares, enquanto os problemas básicos de fiscalização e postura pelos órgãos competentes não são realizados. EXISTE UMA PODRIDÃO NO MEIO DO CAMINHO!
Da porta do Banco do Brasil até o Banco Santander (Próximo à OAB), colchões, carrinhos de supermercado, venda de drogas, sexo ao vivo,uso de drogas, brigas com arma branca, etc. Urinam e defecam no local. Trabalho no prédio ao lado e, pago todos os impostos ,sou proprietária. Cadê a Prefeitura?? Prostitutas do antigo prédio da Caixa Econômica, fazem uso tbm. Muitos chegam de Uber pra ficarem ali pedindo algo e, usam tbm crianças. Dizem que não podem fazer nada!
Concordo!!! Trabalho na Amaral Peixoto, próximo do Banco do Brasil. Aqui você não pode falar tudo , eles analisam primeiro! Temos tbm a venda de drogas feitas por esses moradores e , sexo também ao vivo.
Tudo isso aí e só por causa do mercado municipal que e da prefeitura eles tem que ganhar dinheiro , em que a mesma colocou num lugar aonde não tem passagem de pessoas ,só de carro ,e cercado por barracos e favela , mais com certeza deve ter rolado muito dinheiro ,para que o mercado municipal fosse ali , enfim nada muda, tudo e a mesma coisa só jogo de interesse e a população que se dane numa cidade largada em tudo !!! Os posto de saúde estou uma vergonha não tem nada ,nem.medico , educação, iluminação, asfalto , limpeza …enfim Niterói nunca esteve tão ruim …só querem fazer obras que eles ganham muito !!! E estão esquerdo do essencial para população que paga um iptu mais caro do Brasil VERGONHA!!! Mais tudo isso e pro outro Boneco voltar …
Não concordo com a posição dessa pessoa que parece não conhecer direito a cidade. O mercado municipal está sendo instalado num edifício antigo que já existe ali há muito tempo. Apenas este prédio, que tem valor arquitetônico reconhecido, está sendo aproveitado. Também é falta de conhecimento sobre o trabalho dos prefeitos Rodrigo Neves e Axel Granel. Podemos citar o túnel Charitas/Cafubá, a recuperação da lagoa de Piratininga, o escoamento de águas pluviais em várias partes da região Oceânica, a via especial dos ônibus HBLS que vem de Itaipú até Charitas, asfaltamento de incontáveis ruas em todo o município, recuperação do hospital Getulinho, inauguração do hospital Oceânico para atender prioritariamente pessoas com covid-19, melhorias na Alameda São Boaventura. É verdade que a região Oceânica teve mais obras mas também era a mais abandonada até poucos anos. No momento, o atual prefeito está voltado para o centro da cidade. Todos deveríamos ficar agradecidos e reconhecer o esforço desses dois prefeitos em tornar nossas vidas menos sacrificadas. O remédio para conseguir melhorar a própria vida começa por saber escolher os políticos certos.
Políticos certo, falou e disse… Infelizmente a população de Niterói, não vem acertando ultimamente em suas escolhas. Vc não é de Niterói ou desconhece os problemas da cidade. Tudo dito até agora são puras verdades. Moro em terras de Arariboia, a 80 anos. Por uns bons pares de anos a degradação da “cidade” tem sido muito grande. A assistência social é muito deficitária e obras de vulto tem sido pontual e de interesses público/politiqueiro. Poderia me estender mas, por enquanto basta.
Obra do túnel sem planejamento adequado, piorando as enchentes na região.
Obra no Getulinho, mas não paga os funcionários da saúde em dia, nem convocar os que passaram em concursos. Falta material no hospital. Falta tudo! Mas fez obra.
Obra de melhoria da Alameda não saiu do papel e não não vai resolver o problema que é a quantidade de carros na rua, pois o transporte público está cada dia pior.
Um mês depois de passar o asfalto já está tudo ruim. Jogam uma camada mas não fazem nem nivelamento dos bueiros
Os piores prostíbulos e onde ocorrem os mais torpes negócios de Niterói não estão na Amaral Peixoto!!!!!! Sabemos bem onde fica!!!!!!!
O Boneco que na reportagem mostra está envolvido com as construtoras do mensalão
A prefeitura só gasta dinheiro com obras supérfluas, não investe em saúde, em educação, Rodrigo Neves vai administrar 1 Bilhão. A raposa vai tomar conta do galinheiro, isso que é ter certeza da impunidade.
O tal terreno das “duas torres”, teve problemas jurídicos, pois era terreno de aterro não existia matricula. Esse historia de que a lava-jato prejudicou zs obras é balela dessa esquerda que nao faz nada pela populacao. Apenas obras de perfumaria e shows na zona sul. Assistência médica de qualidade e escolas ? Elas que se danem !
Realmente, já falo a mesma coisa : NITERÓI FEDE! Além, de inúmeros abandonos, é tanta coisa absurda que esses últimos prefeitos fazem que me sinto até triste só de pensar que a cidade que Eu tanto amo é gerida por pessoas que não amam verdadeiramente a nossa Cidade. O Centro então, nem se fala. Buracos para todo lado , torci meu pé num buraco e ao torcer cortou uma artéria na parte de cima do meu pé, além de muitos gastos fiquei muito triste pq esse prefeito não se preocupa mesmo com nada de bom pra nós. . Não ama a Cidade e é ligado , claro , com o anterior, que já diminuiu calçadas de modo que mal dá pra passar duas pessoas, ou cadeirantes , juntos. Parece que os ônibus vão arrancar nossas cabeças. Há cocô por todo lado. Drogado por todo lado, cheirando pó, em plena luz do dia e muito mais. Mas eles , só pensam em obra, desapropriações, pra fazer praças pra drogados ficarem caídos e o tráfico rolar em pleno dia.
O povo sempre tem o governo que merece!!!!!!!!!!
E quanto aos shows que acontece sempre no Niemayer,
O barulho pra quem for morar na área onde ficava o Carrefourso só terão silêncio durante o dia
De nada adianta fazer investimento com a construção de novos quarteirões no Centro de Niterói se o bairro está sujo e repleto de moradores de rua.
A principal avenida do Centro, a Avenida Amaral Peixoto, é um exemplo do descaso da Prefeitura de Niterói com a limpeza e organização das vias públicas!
Levando-se em conta que os niteroienses pagam um dos IPTUs mais caros do Brasil, é um absurdo ter as ruas do município nessas condições!
Pura verdade, Morei 6 anos no centro, Sai fim do ano passado por nao suportar tanto descaso, Às ruas fede, por causa das centenas de moradores que urina e vate defeca , calçadas cheio de buracos e esgoto a céu aberto , Prostituição e drogas, Infelizmente ap vazio pagando o IPTU mais caro do Brasil
O que adianta fazer obra atrás enquanto na frente da rua principal do centro de Niterói e um grande estacionamento, Niterói e a única cidade do Brasil que a sua entrada principal e um grande estacionamento
Vai dar “m”, da mesma forma que o ocorrido com Novo Mercado Municipal, que, como anunciado oficialmente, deveria ter sido inaugurado em novembro retrasado (não por culpa da famigerada pandemia).
O Centro não está largado, toda Niterói está.
Precisa ser limpa, organizada e fiscalizada.
Nada de gastança sem fazer o dever de casa primeiro!
Maquiar, quebrar, construir, quebrar de novo e refazer não resolve. Só pensam em facilitar para carros e (agora, parcialmente) bicicletas – sempre gastando muito cimento, máquina e tinta. Pedestres q corram pra conseguir pegar o sinal verde e usuários de ônibus (cheios) que se lasquem.
Icaraí está virando bairro de passagem de veículos. As inundações… sem comentários.
Corte incessante de árvores de QQ jeito, nesse calor infernal.
Profusão de fios nós postes, q nem se vê o céu.
Especulação imobiliária e IPTU nas alturas, sem retorno.
Niterói só engana desavisados com conversa fiada de qualidade de vida (?), é cara, feia, fedorenta, entupida, barulhenta, quadrada – exceto para quem vive em bolhas douradas. Dá vergonha chamar um amigo de fora para ver a cidade.
Tudo em q a Prefeitura bota a mão, consegue piorar, e com dinheiro da população!
Todo centímetro quadrado da cidade, seja no asfalto, na calçada, no calçadão, na areia da praia, vira ponto de exploração comercial; não há onde caminhar sem obstáculos.
Pequenos comércios invadem as calçadas do jeito que querem, as bicicletas, carrinhos de compras, motos idem.
Gostaria de passear a pé com o prefeito num dia de chuva como 07/02/2023. Ia ser lindo ele passar pelo que eu passo!
Outros que não servem pra nada estão na Câmara.
Prestem atenção nas viagens das otoridades de Niterói, o que vão fazer por aí, com quem conversam e se dão (dentro e fora do país) e as “idéias” geniais que impõem na cidade – isso é sério.
Na pande vimos a proliferação de tiranos decreteiros.
Lembram q vetaram o sol nas praias e parques? Que houve toque de recolher e medidas esdrúxulas pseudo-sanitárias? A humilhante medição de temperatura com pistola na sua testa, como se vc fosse um animal? A tortura psicológica incessante?
Tiranos estão por aí, prontos para fazer tudo de novo com ar de legitimidade. Quem sabe pela “sustentabilidade”, pelas “mudanças climáticas” ou QQ objetivo da Agenda 2030, uma bruxa má disfarçada de Branca de Neve, implantada de fora para dentro nos governos e instituições para exercer maior controle sobre os indivíduos – nós.
Alerta!