Os restaurantes poderão abrir até as 21h, a partir de segunda-feira. Neste fim de semana continuarão fechando às 18h. Um novo decreto será assinado pelo prefeito, prorrogando, flexibilizando e ampliando medidas restritivas para o enfrentamento da Covid.
No início da tarde, Axel Grael reuniu-se, no Rio, com o prefeito Eduardo Paes, procurando, segundo disse, alinhar medidas que englobem a Região Metropolitana como um todo para conter o avanço da pandemia.
Grael desmarcou uma reunião com dirigentes do Polo Gastronômico do Jardim Icaraí e pediu que os secretários Executivo, Bira Marques, e de Ordem Pública, coronel Paulo Henrique, comunicassem aos empresários que o decreto que fecha os restaurantes às 18h, fica valendo só até domingo.
A partir de segunda-feira (22) vai valer um novo decreto permitindo que os restaurantes abram às 11h e fechem às 21h, com tolerância de funcionamento de mais uma hora para fechar a conta dos clientes.
Em contrapartida, os restaurantes terão que aumentar o espaçamento de 1,30m para 2 metros de distância entre as mesas, com uma ocupação máxima de 40% de fregueses no salão.
O presidente do Polo do Jardim Icaraí, Beto Caviari, disse que não é a medida ideal para o setor, que se ganha mais três horas de funcionamento, por outro lado perde com o espaçamento de mesas.
Toda a sociedade está dando uma cota de sacrifício. Se não forem tomadas.medidas de proteção as pessoas, os clientes que hoje frequentam os estabelecimentos podem faltar amanha.