Publicidade
Notícias

Renovação de carteira de habilitação tem novos prazos a partir do dia 12/04

Publicidade

As alterações no Código Brasileiro de Trânsito entram em vigor na próxima segunda-feira (12/04). Os motoristas devem ficar atentos aos novos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao número de pontos que podem gerar a suspensão de dirigir e à punição de quem causar uma morte ao conduzir o veículo após ter ingerido bebida alcoólica ou ter usado drogas.

Os exames de aptidão física e mental para renovação da CNH têm novos prazos. A partir de segunda-feira, a validade será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

Haverá mudanças também na quantidade de pontos que podem levar à suspensão da carteira. Atualmente, o motorista que atinge 20 pontos durante o período de 12 meses pode ter a carteira suspensa. Agora, a suspensão ocorrerá de forma escalonada. O condutor terá a habilitação suspensa com 20 pontos (se tiver duas ou mais infrações gravíssimas na carteira); 30 pontos (uma infração gravíssima na pontuação); 40 pontos (nenhuma infração gravíssima na pontuação).

O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a dez anos que não tenham atingido 1,45 m de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.

Nos casos de chamamentos pelas montadoras para correção de defeitos em veículos (recall), o automóvel somente será licenciado após a comprovação de que houve atendimento das campanhas de reparo.

As novas regras proíbem que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativas. (com Agencia Brasil)

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Casa do Clube da Esquina é identificada em Niterói após mais de 50 anos

Aqui, Milton viu sua mãe caminhar e transformou a cena em canção. Hoje, reencontramos a…

2 dias ago

Trio de Niterói entra em campo e faz a cirurgia da clavícula de Arrascaeta

Time de peso: Márcio Schiefer, Bruno Tebaldi e Fernando Sassaki operaram o meia Arrascaeta Três…

6 dias ago

Exoneração de ‘fantasmas’ abre caminho para Couto reforçar a segurança no RJ

As delegacias de Polícia Civil, entre elas a 76a DP (Niterói) enfrentam um déficit de…

1 semana ago

O chef uruguaio que conquistou Niterói com seu pão artesanal

Bertoni vai participar do Circuito Gourmet Internacional de Chefs, no fim de semana, no Rio…

1 semana ago

Egberto Gomes de Mendonça deixa legado na educação e no serviço público

Egberto Gomes de Mendonça, uma generosidade e vocação para ajudar as pessoas Uma vida inteira…

2 semanas ago

Paella Valenciana do Buffet Matamoros: tradição e sabor em Niterói

A paella valenciana é preparada pelo Buffet Matamoros em meio à festa em torno da…

3 semanas ago
Publicidade