Quem passa pela praia de Charitas e vê seis coroas saradas colocando, bem cedo, uma canoa havaiana no mar, não imagina que elas têm mais de 75 anos e muita força nos braços.
Essas atletas da terceira idade fazem parte da primeira equipe feminina 75+ do Brasil. Treinam no Clube Niterói Hoe, na enseada de São Francisco, para disputar uma vaga no Campeonato Mundial Sprint de VA’A, no Havaí, em 2024.
A seletiva, que terá duas provas de 500 metros sprint, será disputada neste fim de semana em Brasília, no Campeonato Brasileiro. Haverá também três atletas nas individuais de 500 metros.
Esse sexteto de mulheres aposentadas de diversas atividades profissionais é formado por Adalgisa Maria Tostes, Arinete Arzua Caillaux, Christine Buckley Pimentel, Moema Schmidt, Vera Sasse e Evelyn Lima.
Elas contam que já praticaram outros esportes, mas encontraram no remo, que treinam três vezes por semana, a maneira de continuar praticando uma atividade física que dá prazer, faz bem ao corpo e traz alegria à vida.
Um baluarte desse esporte do mar em Charitas é Hélio de Vasconcelos Teixeira Filho, 53 anos. Ele fundou há 10 anos o Niterói Hoe Outrigger Canoe Club, que tem treinado e formado remadores de todas as idades, inclusive com equipes experientes, 60+ e 70+ masculina e feminina. O clube agora conta com essa inédita equipe 75+ feminina.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…