Publicidade
Notícias

Prédio pilhado é de Niterói desde março

Publicidade

Pertence à prefeitura de Niterói, desde março, o prédio histórico da Avenida Jansen de Mello 3, em São Lourenço, que foi ocupado até 2015 pela Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ. Pilhado em tudo o que havia de algum valor, ladrões levaram até o elevador do edifício de cinco andares, que originalmente  foi um dos primeiros instalados no Estado do Rio, em 1929, quando o prédio foi inaugurado.

Segundo o TCE-RJ, o prédio pertencia ao Estado e até 2015 estava cedido ao Tribunal, que o devolveu naquele ano. A partir de então, o imóvel ficou completamente abandonado. Em março último, foi cedido pelo Estado para a prefeitura de Niterói instalar ali uma escola de Administração Pública.

A municipalidade, no entanto, está há nove meses de posse do imóvel que continua abandonado, sem ter nenhum guarda municipal guarnecendo o prédio público.

Antes de fazer uma licitação para a obra de reforma do edifício que desde 1994 é tombado como patrimônio municipal, a prefeitura de Niterói precisa explicar se fez um inventário patrimonial dos bens existentes no local; se fez vistoria técnica das condições de uso do imóvel quando foi imitida na posse e porque não cuida da proteção do bem desde aquela data.

Pessoas que trabalham na proximidade afirmam que ladrões levaram todos os aparelhos de ar refrigerado e objetos de valor, além do elevador antigo, apesar de o prédio estar localizado próximo ao quartel do 12° Batalhão da Polícia Militar e em frente à Policlínica do Exército. A prefeitura diz que isto aconteceu antes de ela ter a posse do imóvel.

O edifício em estilo neoclássico, que já foi conhecido como Bolo de Noiva pelos seus elementos escultóricos na fachada, está com as portas de ferro arrombadas e com quase todos os vidros estilhaçados, mostrando um ambiente de destruição, abandono e sujeira. Além de janelas quebradas, os quadros elétricos foram furtados e até as mangueiras de incêndio foram levadas por invasores.

Abandonado desde 2015, quando ali ainda funcionava a Escola de Contas e Gestão do TCE, o prédio foi projetado pelo arquiteto Pietro Campofiorito com uma arquitetura de vanguarda nos anos 20 do século passado. Sua estrutura de cinco pavimentos foi feita em concreto armado, o que era novidade na época, possibilitando a instalação de um equipamento então raro: o elevador.

Quem desce a rampa da ponte Rio-Niterói em direção a Icaraí ao ver o edifício situado na Avenida Jansen de Mello 3, não dá conta da situação de abandono e destruição em que se encontra o imóvel tombado em maio de 1994 como patrimônio municipal (Lei n° 1.289/94).

Ele foi construído para abrigar o Instituto de Fomento e Economia Agrícola do Estado do Rio de Janeiro. Depois, vários outros órgãos públicos ocuparam o imóvel que sediou o TCE do antigo Estado do Rio até a fusão com a Guanabara, em 1975, e depois funcionou como o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, entre 1990 e 1995. Por último foi sede do Espaço Cultural Conselheiro Paschoal Cittadino (do TCE).

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 dia ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

3 dias ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

3 dias ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

3 dias ago

Niterói se torna polo de cirurgia robótica para câncer de esôfago

O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…

4 dias ago

Casos de intoxicação por metanol em bebidas acendem alerta em Niterói

 Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…

1 semana ago
Publicidade