Publicidade
Notícias

Policiais proíbem voo livre no Parque da Cidade, mas decreto não cita atividade

Publicidade

A prática do voo livre foi proibida nesta sábado (24/4) no Parque da Cidade, que fica no Morro da Viração, em Niterói. Doze PMs e guardas municipais, agentes do Niterói Presente, ameaçaram apreender equipamentos dos pilotos depois que um deles, conhecido como Ceará, desafiou a ordem e saltou da rampa (veja o vídeo). Os esportistas disseram que haviam consultado o vice-prefeito, Paulo Bagueira, sobre a prática do voo livre. Ele teria dito que a atividade estaria incluída na lista de esportes individuais, permitida pelo decreto de restrições para enfrentamento da Covid.

Bagueira confirmou que teve uma reunião com representantes do voo livre, esta semana, mas disse à Coluna que “em momento algum houve autorização da retomada,  mesmo porque isso não é uma decisão que cabe ao vice-prefeito, mas ao comitê científico”. Acrescentou que foi agendada reunião dos esportistas com o secretário Executivo de Niterói, Bira Marques, para depois o assunto ser levado ao comitê.

Leia mais: Pilotos de voo livre liberam Parque da Cidade lendo decreto para os guardas

O  decreto 13.994/2021, que institui o “Novo Plano de Transição Gradual para o Novo Normal”, publicado no dia 17 de abril,  ocupou mais de 20 páginas do Diário Oficial. Com muitos artigos do que pode e do que não pode funcionar em Niterói, o documento já recebeu alguns remendos na edição do Diário Oficial do dia 20.

A atividade de voo livre não é citada nominalmente no decreto de Grael. Os pilotos de parapente e asa delta se basearam no artigo 17 da norma, que diz o seguinte:

Art. 17. É permitida a prática de atividades físicas individuais em praças, parques, praias e logradouros do Município, bem como nos espaços abertos de uso comum em áreas particulares, desde que não gere aglomerações e atenda os protocolos de isolamento recomendados – sendo que, nas praias, apenas das 06:00 às 10:00 horas e de 18:00 às 22:00 horas, a partir do dia 19 de abril de 2021.

O salto de parapente, segundo os praticantes, é um esporte individual. A rampa de saltos fica localizada em um parque, o da Cidade, e não estariam gerando aglomerações. Todos estavam usando máscaras, seguindo os protocolos sanitários preconizados pelo decreto.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

2 dias ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

4 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade