Publicidade
Notícias

Pilotos de voo livre liberam Parque da Cidade lendo decreto para os guardas

Publicidade

Ao chegar ao Parque da Cidade para um protesto no alto do morro da Viração, neste domingo (25/4), um grupo de 35 pilotos de voo livre encontrou doze guardas municipais e seis PMs a postos para impedirem, mais uma vez, que saltassem da rampa que tem uma das vistas mais bonitas de Niterói. No sábado, já haviam sido proibidos de praticar o esporte. Marcaram a manifestação para hoje, mas não radicalizaram. O argumento dos guardas era de que o esporte fora proibido por decreto do prefeito Axel Grael, para combater a Covid.

Um representante dos pilotos leu em voz alta para os agentes de segurança todos os artigos do decreto. Em nenhum item está proibido o voo livre, assim como são permitidas a canoa havaiana e as regatas na Baía de Guanabara.

Com a mente arejada pelo vento, os pilotos solicitaram, ainda, aos agentes a ordem da proibição que estavam lhes impondo. Um dos agentes disse terem recebido “uma ordem verbal para proibir a prática desse esporte”.

Lido o decreto, como não havia restrição à prática de esportes individuais (à exceção do futebol de areia), os guardas liberaram a pista do Parque da Cidade.

O chefe do destacamento municipal dispensou o reforço da PM. Os pilotos posaram à sombra de um parapente amarelo e azul. Estavam satisfeitos por terem cometido uma boa ação: evitaram que os agentes incorressem no crime de abuso de autoridade.

Apesar de o bom senso ter prevalecido, o final somente não foi mais feliz para os pilotos.  Hoje o vento não estava soprando a favor deles e nenhum parapente decolou neste domingo de céu azul.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

1 dia ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

5 dias ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

7 dias ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 semana ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

1 semana ago

Niterói se torna polo de cirurgia robótica para câncer de esôfago

O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…

1 semana ago
Publicidade