Publicidade
Notícias

Pilotos de voo livre liberam Parque da Cidade lendo decreto para os guardas

Publicidade

Ao chegar ao Parque da Cidade para um protesto no alto do morro da Viração, neste domingo (25/4), um grupo de 35 pilotos de voo livre encontrou doze guardas municipais e seis PMs a postos para impedirem, mais uma vez, que saltassem da rampa que tem uma das vistas mais bonitas de Niterói. No sábado, já haviam sido proibidos de praticar o esporte. Marcaram a manifestação para hoje, mas não radicalizaram. O argumento dos guardas era de que o esporte fora proibido por decreto do prefeito Axel Grael, para combater a Covid.

Um representante dos pilotos leu em voz alta para os agentes de segurança todos os artigos do decreto. Em nenhum item está proibido o voo livre, assim como são permitidas a canoa havaiana e as regatas na Baía de Guanabara.

Com a mente arejada pelo vento, os pilotos solicitaram, ainda, aos agentes a ordem da proibição que estavam lhes impondo. Um dos agentes disse terem recebido “uma ordem verbal para proibir a prática desse esporte”.

Lido o decreto, como não havia restrição à prática de esportes individuais (à exceção do futebol de areia), os guardas liberaram a pista do Parque da Cidade.

O chefe do destacamento municipal dispensou o reforço da PM. Os pilotos posaram à sombra de um parapente amarelo e azul. Estavam satisfeitos por terem cometido uma boa ação: evitaram que os agentes incorressem no crime de abuso de autoridade.

Apesar de o bom senso ter prevalecido, o final somente não foi mais feliz para os pilotos.  Hoje o vento não estava soprando a favor deles e nenhum parapente decolou neste domingo de céu azul.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

2 dias ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

4 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade