Publicidade
Notícias

Pedestres na rua, carros na calçada

Publicidade

Foi transformada em estacionamento privativo de moradores quase toda a calçada do Condomínio Parque Eldorado, na Rua Riodades, bairro do Fonseca, na Zona Norte de Niterói. Faixas pintadas no piso demarcam as vagas, protegidas também por correntinhas. O problema para os pedestres fica pior porque a calçada defronte também é usada como estacionamento de veículos, fazendo com que até cadeirantes tenham que se locomover pela pista da estreita rua de mão dupla, onde circulam ônibus e caminhões.

Estacionar veículo sobre a calçada ou faixa de pedestre sujeita o infrator à remoção do carro e multa de R$ 195,23 pela infração grave, além da anotação de cinco pontos na carteira, segundo o artigo 181 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

O curioso – e contraditório – nessa ocupação ilegal é a preocupação da administração do condomínio em advertir, usando placas afixadas em seu gradil, para que donos de cães não permitam que os animais usem sua calçada para fazer xixi nem cocô, porque ali não é banheiro público.

O Parque Eldorado tem quatro blocos de edifícios, com 480 apartamentos ao todo. No subsolo de cada prédio há apenas 26 vagas privativas. O condomínio dispõe de mais 215 vagas para carros de passeio em suas ruas internas, sem contar com as vagas que criou ilegalmente na calçada onde somente deixou livre algum espaço para acesso de moradores à portaria dos blocos de apartamentos.

O uso da calçada da rua como estacionamento fere, além do CBT, o próprio regulamento do Condomínio Parque Eldorado, criado em 1980, que diz em seu artigo 61 que os passeios “devem ser conservados livres e desimpedidos do que não lhes for próprio na destinação”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói Uma mulher vigorosa…

10 horas ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

1 dia ago

A Banda do Central e a memória de Gugu

O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…

5 dias ago

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

1 semana ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

2 semanas ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

2 semanas ago
Publicidade