Publicidade
Notícias

Ômicron aumenta em 205% ocupação de UTIs em hospitais de Niterói

Publicidade
Ocupação de leitos de UTI aumenta 205% em hospitais de Niterói

A Ômicron aumentou em 205% a ocupação de leitos de UTI nos hospitais particulares de Niterói, na última semana. Em 10 de janeiro havia 17 internados; ontem (17/01) esse número passou para 52 pacientes em estado grave devido a disseminação da nova cepa da Covid-19.

A ocupação dos quartos particulares com pacientes de Covid-19 teve um aumento ainda maior. Na última semana o crescimento foi de 320%, com 63 pessoas internadas. O levantamento é do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Niterói e São Gonçalo (Sindhleste).

Em uma Nota Técnica divulgada no dia 12, o Observatório Covid-19 Fiocruz já fazia uma um alerta para a alta causada pela disseminação da variante Ômicron, com alguns estados brasileiros já em estado de alerta. O documento diz ser “esperado que o número de casos novos de Covid-19 atinja níveis muito mais elevados”. Por isso, a Fiocruz ressalta como “fundamental o fortalecimento de medidas de prevenção, com a obrigatoriedade de uso de máscaras em locais públicos, a exigência do passaporte vacinal e o estímulo ao distanciamento físico e higiene constante das mãos”.

Até o momento, estudos apontam que a Ômicron é mais transmissível, mas os casos são de menor gravidade pelo fato de o vírus se reproduzir mais nas vias superiores do que nos pulmões, como as variantes anteriores. No entanto, como esta nova cepa do coronavírus tem alto poder de contaminação, apesar de causar um número reduzido de mortes, sua ampla e rápida proliferação no Brasil poderá provocar um colapso no sistema de saúde. O problema já começa a se verificar nos postos de saúde de Niterói, que registram filas imensas de pessoas à procura de testes de Covid e de atendimento médico.

Segundo os pesquisadores do Observatório Covid, da Fiocruz, o número de internações em UTI hoje ainda é “predominantemente muito menor” do que aquele observado em 2 de agosto, por exemplo, quando já no quadro de arrefecimento da pandemia leitos começavam a ser retirados. O documento ressalta, porém, que o grande volume de casos já está demandando de gestores atenção e o acionamento de planos de contingência.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hortifruti 24h em Icaraí e chegada da Casafruti acirram concorrência em Niterói

Letreiro luminoso anuncia o funcionamento 24 horas do Hortifruti de Icaraí, na Rua Paulo Gustavo…

3 dias ago

Vereadores seguem D. João VI em vez de fiscalizar os bilhões de Niterói

Vereadores de Niterói já distribuíram, este ano, 36 títulos de Cidadão Niteroiense Se Dom João…

3 dias ago

Lojistas cobram segurança para Niterói; PM pede colaboração da população

Obras milionárias não devolvem a tranquilidade às ruas do Centro de Niterói A crescente violência…

5 dias ago

Rotina de crimes assusta moradores e comerciantes no Centro de Niterói

Homem com tornozeleira eletrônica assalta loja na Rua da Conceição às 13h de sábado /…

5 dias ago

Tereza Cristina celebra aniversário com show especial no Municipal de Niterói

Tereza Cristina vai apresentar clássicos da MPB e canções autorais no palco do Theatro Municipal…

6 dias ago

Capivara faz turismo noturno nas ruas de Itacoatiara, em Niterói

A capivara descansa na areia aos primeiros raios de sol na praia, depois de um…

6 dias ago
Publicidade