Publicidade
Notícias

Ômicron aumenta em 205% ocupação de UTIs em hospitais de Niterói

Publicidade
Ocupação de leitos de UTI aumenta 205% em hospitais de Niterói

A Ômicron aumentou em 205% a ocupação de leitos de UTI nos hospitais particulares de Niterói, na última semana. Em 10 de janeiro havia 17 internados; ontem (17/01) esse número passou para 52 pacientes em estado grave devido a disseminação da nova cepa da Covid-19.

A ocupação dos quartos particulares com pacientes de Covid-19 teve um aumento ainda maior. Na última semana o crescimento foi de 320%, com 63 pessoas internadas. O levantamento é do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Niterói e São Gonçalo (Sindhleste).

Em uma Nota Técnica divulgada no dia 12, o Observatório Covid-19 Fiocruz já fazia uma um alerta para a alta causada pela disseminação da variante Ômicron, com alguns estados brasileiros já em estado de alerta. O documento diz ser “esperado que o número de casos novos de Covid-19 atinja níveis muito mais elevados”. Por isso, a Fiocruz ressalta como “fundamental o fortalecimento de medidas de prevenção, com a obrigatoriedade de uso de máscaras em locais públicos, a exigência do passaporte vacinal e o estímulo ao distanciamento físico e higiene constante das mãos”.

Até o momento, estudos apontam que a Ômicron é mais transmissível, mas os casos são de menor gravidade pelo fato de o vírus se reproduzir mais nas vias superiores do que nos pulmões, como as variantes anteriores. No entanto, como esta nova cepa do coronavírus tem alto poder de contaminação, apesar de causar um número reduzido de mortes, sua ampla e rápida proliferação no Brasil poderá provocar um colapso no sistema de saúde. O problema já começa a se verificar nos postos de saúde de Niterói, que registram filas imensas de pessoas à procura de testes de Covid e de atendimento médico.

Segundo os pesquisadores do Observatório Covid, da Fiocruz, o número de internações em UTI hoje ainda é “predominantemente muito menor” do que aquele observado em 2 de agosto, por exemplo, quando já no quadro de arrefecimento da pandemia leitos começavam a ser retirados. O documento ressalta, porém, que o grande volume de casos já está demandando de gestores atenção e o acionamento de planos de contingência.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

1 hora ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade