O oftalmologista Rodrigo Pegado e sua equipe do Instituto Brasileiro de Assistência e Pesquisa (IBAP) vão participar de um mutirão para a prevenção da retinopatia diabética, doença que pode levar até a cegueira. Os exames de vista gratuitos serão feitos dia 6 de abril, das 8h às 17h, na Policlínica do Fonseca (Rua Desembargador Lima Castro, 238).
Os pacientes interessados em participar do mutirão devem chegar até as 15h, pois é necessário fazer a dilatação da pupila para a avaliação oftalmológica. Durante a semana de 2 a 8 de abril, a iluminação do Museu de Arte Contemporânea (MAC) será em azul, para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce da retinopatia diabética.
O doutor Pegado explica que os primeiros sintomas visuais incluem moscas volantes, borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir cores. Pode ocorrer cegueira, por isso necessita de avaliação de um oftalmologista.
A retinopatia diabética é causada por danos aos vasos sanguíneos no tecido da parte traseira de dentro do olho, chamado retina. A glicemia mal controlada é um fator de risco. O diabetes, que leva a retinopatia diabética, requer um diagnóstico médico
O tratamento é feito por meio de modificações nos hábitos de vida com mudança na alimentação e prática de atividades físicas regulares, evitando o sedentarismo. O uso de remédios orais (hipoglicemiantes) e do uso de insulina podem ser necessários. Para tratamento específico da retinopatia diabética é necessário um exame apurado e tratamento a laser ou injeções intravítreas em alguns casos.
O IBAP é uma escola de Oftalmologia conveniada à Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB). Desde 1983 atua na formação do oftalmologista e atende ao SUS de Niterói e de 32 municípios ao entorno. O doutor Rodrigo Pegado é coordenador acadêmico do IBAP.
Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…
Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…
Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…
O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…
Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…
Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…