Publicidade
Notícias

Oftalmologistas fazem mutirão para prevenir retinopatia em Niterói

Publicidade
Pegado alerta que doença pode levar paciente à cegueira se não for tratado

O oftalmologista Rodrigo Pegado e sua equipe do Instituto Brasileiro de Assistência e Pesquisa (IBAP) vão participar de um mutirão para a prevenção da retinopatia diabética, doença que pode levar até a cegueira. Os exames de vista gratuitos serão feitos dia 6 de abril, das 8h às 17h, na Policlínica do Fonseca (Rua Desembargador Lima Castro, 238).

Os pacientes interessados em participar do mutirão devem chegar até as 15h, pois é necessário fazer a dilatação da pupila para a avaliação oftalmológica. Durante a semana de 2 a 8 de abril, a iluminação do Museu de Arte Contemporânea (MAC) será em azul, para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce da retinopatia diabética.

O doutor Pegado explica que os primeiros sintomas visuais incluem moscas volantes, borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir cores. Pode ocorrer cegueira, por isso necessita de avaliação de um oftalmologista.

A retinopatia diabética é causada por danos aos vasos sanguíneos no tecido da parte traseira de dentro do olho, chamado retina. A glicemia mal controlada é um fator de risco. O diabetes, que leva a retinopatia diabética, requer um diagnóstico médico

O tratamento é feito por meio de modificações nos hábitos de vida com mudança na alimentação e prática de atividades físicas regulares, evitando o sedentarismo. O uso de remédios orais (hipoglicemiantes) e do uso de insulina podem ser necessários. Para tratamento específico da retinopatia diabética é necessário um exame apurado e tratamento a laser ou injeções intravítreas em alguns casos.

O IBAP é uma escola de Oftalmologia conveniada à Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB). Desde 1983 atua na formação do oftalmologista e atende ao SUS de Niterói e de 32 municípios ao entorno. O doutor Rodrigo Pegado é coordenador acadêmico do IBAP.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

O alfaiate de Niterói que veste imortais da Academia Brasileira de Letras

Diogenes dá os últimos retoques no fardão que o novo imortal José Roberto Castro Neves…

16 horas ago

Niterói D’Or registra crescimento em cirurgias de alta complexidade no primeiro semestre

Hospital Niterói D'Or amplia a complexidade dos atendimentos e cirurgias / Divulgação O Hospital Niterói…

17 horas ago

O refúgio literário do imortal Marco Lucchesi em um paraíso de Niterói

Marco Lucchesi comanda a Biblioteca Nacional, uma das mais importantes do mundo Desde os 12 anos, Marco…

2 dias ago

Cavalos na orla de Charitas expõem risco ambiental e falta de fiscalização

Cavalos continuam na orla de Charitas, enquanto prefeitura de Niterói ignora denúncias de moradores A…

3 dias ago

João Pedro brilha no britânico Chelsea com gestão niteroiense

Gustavo Bazilio e João Pedro em jantar no Rio, na véspera dele embarcar para disputar…

5 dias ago

Surge mais um bistrô/cafeteria reduzindo a febre de farmácias em Icaraí

Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…

7 dias ago
Publicidade