New here? Register. ×
×

Oftalmologistas fazem mutirão para prevenir retinopatia em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 08:48 do dia 1 de abril de 2022
Sobre: Exames gratuitos
01abr
Pegado alerta que doença pode levar paciente à cegueira se não for tratado

O oftalmologista Rodrigo Pegado e sua equipe do Instituto Brasileiro de Assistência e Pesquisa (IBAP) vão participar de um mutirão para a prevenção da retinopatia diabética, doença que pode levar até a cegueira. Os exames de vista gratuitos serão feitos dia 6 de abril, das 8h às 17h, na Policlínica do Fonseca (Rua Desembargador Lima Castro, 238).

Os pacientes interessados em participar do mutirão devem chegar até as 15h, pois é necessário fazer a dilatação da pupila para a avaliação oftalmológica. Durante a semana de 2 a 8 de abril, a iluminação do Museu de Arte Contemporânea (MAC) será em azul, para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce da retinopatia diabética.

O doutor Pegado explica que os primeiros sintomas visuais incluem moscas volantes, borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir cores. Pode ocorrer cegueira, por isso necessita de avaliação de um oftalmologista.

A retinopatia diabética é causada por danos aos vasos sanguíneos no tecido da parte traseira de dentro do olho, chamado retina. A glicemia mal controlada é um fator de risco. O diabetes, que leva a retinopatia diabética, requer um diagnóstico médico

O tratamento é feito por meio de modificações nos hábitos de vida com mudança na alimentação e prática de atividades físicas regulares, evitando o sedentarismo. O uso de remédios orais (hipoglicemiantes) e do uso de insulina podem ser necessários. Para tratamento específico da retinopatia diabética é necessário um exame apurado e tratamento a laser ou injeções intravítreas em alguns casos.

O IBAP é uma escola de Oftalmologia conveniada à Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB). Desde 1983 atua na formação do oftalmologista e atende ao SUS de Niterói e de 32 municípios ao entorno. O doutor Rodrigo Pegado é coordenador acadêmico do IBAP.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “Oftalmologistas fazem mutirão para prevenir retinopatia em Niterói

  1. Jaqueline Dias de Oliveira fez todos os exames e foi diagnosticada com grau 4. Depois de muitas idas foi informada que a cirurgia deveria ser feita num hospital pela gravidade do grau e por ela ser obesa. Está cega desesperada no alto do morro do caniçal em um pequeno barraco . Ficou viúva na pandemia. Vcs informam que a documentação foi enviada para o sisnet em 12/01/22. Acontece que o posto médico de saúde Ernesto Che Guevara está sem médico desde Julho de 21 e não tem internet, nem Computador para verificar onde é quando será a cirurgia. Vocês poderiam ajudar ? E um caso de humanidade. Não adianta fazer diagnóstico e não oferecer condições de resolver o problema. Foram muitas idas aí, para no final chegarem a triste conclusão que a cirurgia não poderia ser realizada neste local . Não sabemos a quem mais pedir socorro . Os dados dela estão todos aí . Agradeço e imploro ajuda.

  2. Gostaria de saber já que o IBAP FORMA TANTOS OFTALMOLOGISTAS , PORQUE A ESCASSES DE NÃO SÓ A FALTA DE OFTALMO COMO DE EXAMES,PELA PREFEITURA DE NITERÓI, EXEMPLO: EXAMES FEITOS NO SANTA BEATRIZ,O EXAME DE GRAU GOMA NÃO É FEITO JÁ QUE A PREFEITURA NÃO LIBERA PRÁ FAZER ,E QUANDO LIBERA TEM QUE ENTRAR COM PROCESSO,ONDE O PACIENTE NUNCA É CHAMADO.
    AI EU PERGUNTO E SE O PACIENTE FICAR CEGO DE QUEM É A CULPA ., QUEM VAI INDENIZA _LO, AFINAL ESSE PACIENTE PAGA SEUS IMPOSTOS PARA OS ÓRGÃOS DE COMPETÊNCIA ,ONDE TEM DEVER E OBRIGAÇÃO DE DAR A POPULAÇÃO UMA ASSISTÊNCIA DE PRIMEIRA NA SAÚDE .O QUE INFELIZMENTE O NOSSO PREFEITO DE NITERÓI , NÃO FAZ, LICITAÇÕES PRAS CLINICAS,HOSPITAIS, LABORATÓRIOS . É UM DESCASO COM A POPULAÇÃO DE NITERÓI.OBRIGADO AO DR.RODRIGO POR ESSE MUTIRÃO.👏👏👏👏

    1. O infeliz prefeito e seu sinistro secretário de saude de m, não pagam exames oftalmologico básicos para os niteroienses, TAIS COMO TOMOGRAFIA DA RETINA.
      Foi deprimente escutar da central de regulação da secretaria de saude que pessoas ficam cegas enquanto aguardam exames basicos.

      FORA GRANEL E SUA GANG, SUMAM DA MINHA CIDADE E LEVE SUA FAMILIA QUE VIVE DE DINHEIRINHO FÁCIL.

      DINHEIRO SÓ PARA AMIGOS E PROJETOS BIZARROS.

Comments are closed.