– Isto não é algo a ser resolvido por decreto de uma prefeitura. Uma mudança dessas tem que ser feita em âmbito nacional, e com uma grande campanha publicitária, envolvendo administrações estaduais e municipais e órgãos públicos, além da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fecomércio, shopping centers e outras entidades – diz Charbel Tauil, presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas).
O prefeito Rodrigo Neves, que decretou o fechamento do comércio em geral desde março, como paliativo criou em abril o Programa Empresa Cidadã de Niterói, prometendo pagar R$ 1.045,00, em maio, junho e julho este valor para cada um de até 19 empregados de cada empresa, sindicato ou igreja atingida pelo isolamento social.
Este programa, segundo o Sindilojas, deixou de fora 40% das empresas que se cadastraram em busca do auxílio. Apenas 8,2 mil trabalhadores de 2.156 empresas estão recebendo aquele valor. No total de pedidos deferidos pela Secretaria Municipal de Fazenda, nem todos são lojistas. Além do comércio varejista, a relação inclui restaurantes, lanchonetes, livrarias, papelarias, salões de beleza, escritórios de contabilidade, consultórios odontológicos, empresas de turismo e de serviços de manutenção.
O Sindilojas conseguiu hoje que a Prefeitura de Niterói reabrisse o prazo de cadastramento do Empresa Cidadã, que foi somente de 13 a 24 de abril. Cerca de 1,5 mil empresas tiveram o pedido indeferido por não conseguirem entregar a tempo a documentação exigida pela prefeitura. As inscrições do Empresa Cidadã serão reabertas por mais cinco dias, de segunda-feira (11/05) a sexta-feira (15/05).
Vendas pela internet
Com shoppings e lojas fechados para cumprir o isolamento social como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavirus, a maioria dos comerciantes de Niterói já tinha certeza de que não poderia contar com o Dia das Mães, a segunda maior data em vendas, abaixo apenas do Natal. A não ser aqueles que já praticam ou que agora aderiram às pressas ao chamado e-commerce conseguem vender seus produtos pela internet, com entrega em domicílio.
Trocar a data para julho não resolve o problema dos pequenos e médios lojistas. Os grandes varejistas estão atuando firmes nas vendas pela internet. No mesmo dia em que o prefeito Rodrigo Neves adiou o Dia das Mães, as ações do Magazine Luiza subiram 9,9% na quarta-feira, enquanto o índice Ibovespa caia 0,51%. As ações das Lojas Americanas, que está entregando mercadorias (inclusive celulares e eletroeletrônicos) no mesmo dia da compra, tiveram alta de 7,4%. Para esses mega-lojistas, o Dia das Mães é domingo mesmo, 10 de maio.
Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…
A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…
Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…
Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…
Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…
Ruas internas de Charitas são transformadas em estacionamento, como a Dr Armando Lopes Quem escolheu Charitas para…