Publicidade
Notícias

Niterói diz que vai comprar CoronaVac para vacinar população de janeiro a maio

Publicidade

A corrida pela vacina contra a Covid-19 ganhou hoje novos ingredientes políticos. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, correu cedo a São Paulo para firmar um protocolo de intenções com o Instituto Butantan, para a compra de cerca de 1 milhão de doses, em três etapas, de janeiro a maio, pagando R$ 57 milhões (cerca de dez dólares a unidade). 

Para permitir a compra de um imunizante do coronavírus, também entrou em cena um vereador de oposição. O psolista Paulo Eduardo Gomes conseguiu aprovar, por unanimidade, na Câmara Municipal lei autorizando a prefeitura a comprar uma vacina. Mas com a ressalva de que o imunizante “seja aprovado pela Anvisa e não seja distribuído pelo governo federal”.

O Instituto Butantan iniciou hoje (10/12) a fabricação de um milhão de doses diárias da CoronaVac. A vacina produzida pelo instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac ainda está em fase de testes, mas tem apresentado bons resultados. A capacidade de envase diário planejado para a vacina no Butantan é entre 600 mil a um milhão de doses. O primeiro lote terá aproximadamente 300 mil doses. Até janeiro, o governo paulista prevê que 40 milhões de doses da vacina serão produzidas.

Rodrigo Neves foi hoje de manhã ao Butantan para assinar com o diretor do Instituto Raul Machado, a intenção de Niterói adquirir 300 mil doses para, no fim de janeiro, imunizar profissionais de saúde e idosos. Para o fim de fevereiro, mais 300 mil doses vacinarão pessoas com comorbidades e profissionais de educação. O cronograma de Niterói contaria com mais 500 mil doses para serem aplicadas no restante da população até maio.

O que esperar da CoronaVac

A professora Clarisa Palatnik, uma das maiores especialistas do Brasil em desenvolvimento de vacinas, titular da UFRJ e editora associada da revista Frontiers of Immunology, diz que a CoronaVac segue uma fórmula tradicional que gera uma forte resposta de anticorpos.

A vacina desenvolvida pela empresa chinesa de biotecnologia Sinovac Life Science é composta pelo coronavírus inteiro, inativado com produtos químicos; por isso não pode mais se replicar e causar doença, mas sua presença pode estimular uma resposta do sistema de defesa. Gera imunidade contra a proteína S, alvo das demais vacinas em fase avançada, mas também contra as demais proteínas do vírus. O adjuvante (substância usada para potencializar o efeito de um imunizante) da CoronaVac é a alumina.

Em testes com macacos, ela eliminou o vírus das vias aéreas superiores e, com isso, fez com que não se tornassem infecciosos ao serem inoculados com o coronavírus. O vírus não foi encontrado nos pulmões. Resultados das fases 1 e 2 em humanos foram apresentados, mas não há ainda resultados da fase 3 publicados em humanos. Estes testes são esperados para breve.

Segundo a vacinóloga Clarisa Palatnik, “até agora, é a única que tem resultados que indicam que poderia proteger contra a Covid-19 e também interromper a transmissão”.

A CoronaVac não apresenta efeitos colaterais severos. Estudos com humanos nas fases 1 e 2 mostraram que causou efeitos leves, como dor localizada e febre baixa, em 30% dos casos, o que é considerado aceitável. Não há relatos de efeitos graves, como mielite transversa e reação adversa de anticorpos (ADE, na sigla em inglês), uma condição que pode matar.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

1 dia ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

5 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago
Publicidade