Publicidade
Categories: Sem categoria

Niteroiense vence concurso mundial de mobilidade de veículos elétricos

Publicidade

Liderada pelo jovem niteroiense André Felipe Guisasola Antunes a equipe Ecocar Unicamp acaba de ganhar o título mundial de concurso promovido pela Shell. Venceram com um projeto de carregamento de bateria capaz de aumentar a autonomia de veículos elétricos, com menor emissão de carbono. André e os colegas cursam Engenharia Mecânica na Universidade de Campinas.

O trabalho dos alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Campinas já tinha sido vencedor da competição nas Américas. O concurso é promovido pela empresa Royal Dutch Shell. Na foto, André Felipe com o grupo Ecocar (ele é o segundo da fila de trás, da esquerda para a direita).

Com as emissões de CO2 em mente, a equipe da Ecocar UNICAMP desenvolveu um aplicativo móvel para ajudar a otimizar a viagem de veículos elétricos (VE) entre o Rio de Janeiro no Brasil e Toronto no Canadá. O aplicativo – ECOTRIP – foi baseado em parâmetros e condições que muitas vezes são obstáculos para VEs ao cruzar longas distâncias, considerando fatores importantes como: temperatura, emissões de carbono, velocidade de recarga, alcance de viagem.

 A partir dessas informações, o aplicativo calcula rotas que equilibram de forma eficiente o tempo de viagem e as emissões de carbono, aproveitando o GPS para acessar um banco de dados de pontos de carregamento e API para obter valores de emissão em tempo real de fontes de energia e temperaturas médias de cada cidade. A combinação dos dois ajuda a garantir uma viagem curta e com baixo impacto ambiental.

André, aluno do Gay Lussac, tem a Engenharia nas veias herdada do avô materno Almir Antunes, ex-secretário de Urbanismo de Niterói, e os cálculos matemáticos da avó, professora Celvia Antunes. E mais Física e Matemática pelo lado dos avós paternos Tomás Guisasola e Sandra Gohan Guisasola.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

2 dias ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

2 dias ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

2 dias ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

3 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

4 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

5 dias ago
Publicidade