Publicidade
Notícias

Museu do Ingá abre exposição individual do pintor Paulo Symões

Publicidade
Paulo Symões apresenta no Museu do Ingá uma retrospectiva de suas diversas fases / Divulgação: Ana Migliari

O Museu do Ingá convida o público para a exposição individual do renomado pintor Paulo Symões. A mostra “A Secreta Geometria da Natureza” estará em cartaz de 1º de fevereiro até 30 de março, apresentando uma retrospectiva das diversas fases da carreira do artista.

Paulo Symões iniciou sua carreira artística ainda jovem em Minas Gerais, antes de se mudar para o Rio de Janeiro em 1965. Desde então, trabalhou paralelamente como jornalista profissional e artista gráfico, atuando em redações de imprensa, estúdios de arte e agências de publicidade.

Nas artes plásticas, Paulo Symões chamou a atenção de figuras influentes como Antonio Bento, que apresentou o artista em diversas oportunidades. Outros nomes de destaque, como Flávio de Aquino, Walmir Ayala, Herculano Ferreira, João Guimarães Vieira e André Seffrin, também comentaram e enalteceram a obra do pintor em suas exposições individuais.

Antonio Bento, colaborador de Paulo Symões nas ilustrações do livro “Abstração na Arte dos Índios Brasileiros” (Edição Funarte), elogiou o domínio de espaço e a segurança na estrutura da composição do artista. “Acompanhando mais uma de suas exposições, o artista mostra um panorama de sua obra, exibindo trabalhos de diferentes épocas, que se identificam com a atração exercida pelos caprichos de nossa Natureza e com a revelação das formas não percebidas à primeira vista”, escreveu Bento.

Sensualidade e Natureza

Walmir Ayala destacou a habilidade de Paulo Symões em usar o mundo ao seu redor como forma de expressão da sensualidade em sua arte, mencionando os vegetais abundantes no jardim e no quintal de sua casa como fontes de inspiração. 

Em sua coluna, Flávio de Aquino ressaltou a íntima relação entre o mundo que o artista observa e transforma em arte, com tons que chegam ao espectador como raios de luz atravessando vitrais.

André Seffrin, em sua mais recente apresentação do pintor, comentou sobre a longa trajetória de Paulo Symões como publicitário e programador visual desde os anos 60.

Segundo Seffrin, o artista conseguiu aperfeiçoar o domínio técnico e a pulsão estrutural que impõe ao suporte, seja em pintura, desenho ou gravura, camuflando tendências figurativas e alcançando a abstração de forma única.

A exposição no Museu do Ingá promete revelar ao público a riqueza e a diversidade da obra de Paulo Symões, oferecendo uma oportunidade única para apreciar o talento e a criatividade desse destacado artista brasileiro.

SERVIÇO

  • Entrada Franca
  • De 1º/02 à 30/03
  • Abertura 1º/02 às 15h
  • Visitação de quarta a domingo, das 12h às 17h.
  • Museu do Ingá:  Rua Presidente Pedreira 78 – Ingá – Niterói, RJ.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Moreira Franco lança em Niterói livro com mais de mil páginas de memórias

Moreira Franco, que foi governador fluminense e ocupou os mais altos cargos da República, tendo…

15 horas ago

Viradouro vence o carnaval com enredo sobre Mestre Ciça e nota máxima na bateria

Mestre Ciça e sua bateria nota dez garantem o título do carnaval carioca para a…

3 dias ago

Outdoor contra dengue cercado de detritos expõe contradição em Maricá

O lixo sobra em volta dos containers, contradizendo a mensagem do outdoor pedindo mais cuidado…

4 dias ago

Memórias da Rua da Conceição e da folia que não volta mais

Entre confetes e serpentinas, o desfile de foliões em carro aberto no Centro de Niterói…

6 dias ago

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

1 semana ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

1 semana ago
Publicidade