New here? Register. ×
×

Mundo jurídico e Niterói perdem Amaucy Ferreira Viana, aos 94 anos

Escrito por Gilson Monteiro às 12:07 do dia 10 de janeiro de 2022
Sobre: Grande homem
  • Amaucy Ferreira Viana
10jan

Amaucy Ferreira Viana
Amaucy possuía cultura e inteligência privilegiada e merecia a admiração e o respeito de todos

O mundo jurídico e a cidade de Niterói perdem uma de suas maiores figuras, o advogado e procurador do Estado do Rio de Janeiro Amaucy Ferreira Viana, 94 anos. Era o mais antigo causídico do Estado, detentor de cultura e inteligência privilegiadas, integridade ímpar e de uma elegância nata. Foi velado no domingo (09/01), em cerimônia restrita a família no salão nobre do crematório do Parque da Colina.

Veio ainda garoto de São Sebastião do Alto para morar no Centro de Niterói. Estudou no Liceu Nilo Peçanha e se formou na Faculdade de Direito de Niterói, em 1954, e na Faculdade Fluminense de Literatura no ano seguinte, licenciando-se em português.

Filho de mãe costureira começou no batente aos 14 anos num escritório de advocacia e depois foi ser bancário. O primeiro emprego abriu seu horizonte para a carreira jurídica, que seguiu com brilhantismo por muitas décadas merecendo a admiração e o respeito dos clientes, colegas advogados, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Trouxe nas veias a simplicidade do interior e com sua voz mansa conquistou amizades como a do ex-governador Roberto Silveira, de personalidades de diversos poderes, bem como de pessoas simples que trabalharam ou conviveram com ele.

Como procurador integrou o Grupo de Trabalho da fusão Guanabara-Estado do Rio. Foi professor de Prática Jurídica, membro da banca de examinadora de vários concursos para juiz, presidente da Associação de Procuradores do Estado por quatro anos, conselheiro por muitos anos da OAB, vice-presidente dos IAB fluminense e brasileiro e dono de um currículo imenso.

Casado com Rita Maria, deixou uma grandiosa árvore genealógica com sete filhos, sete noras, treze netos e quatro bisnetos. Que sua carreira e sua história sirvam de exemplos para novas gerações. Foi um grande homem.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

3 thoughts on “Mundo jurídico e Niterói perdem Amaucy Ferreira Viana, aos 94 anos

  1. Meu pai é o melhor homem que eu conheci, o mais importante da minha vida, o mais íntegro, o mais polido, o mais sábio, o mais fraternal, o homem que eu mais amei na minha vida. Referência como ser humano e como advogado. Ele é o maior orgulho que eu tenho. O conceituado jornalista Gilson Monteiro conseguiu resumir o que Amaucy Ferreira Vianna representou para o mundo jurídico e para a sociedade em geral. O Criador hoje tem ao seu lado um dos mais grandiosos seres humanos que já pisou nesse mundo terreno. Testemunhas temos de folga para ratificar o que eu disse.

    1. Verdade. Conheci seu pai por longos anos que trabalhei nos cartórios em Niterói, um homem íntegro, educado, sempre respeitou os colegas de profissão, juizes, desembargadores e os servidores da justiça.Um grande amigo que eu tive.

  2. Grande referencia aos diversos advogados que tiveram a honra de poder tê-lo conhecido.
    Personalidade serena, de voz firme, pausada, de cultura jurídica impar e um vocabulário de poucos.
    Respeitadíssimo pelos colegas advogados, membros da Procuradoria do Estado do Rio de Janeiro e do Judiciário em geral, onde era notada sua altivez e perspicácia como diligente profissional já próximo de seus 90 anos.
    Muito orgulhoso da belíssima família constituída com D. Rita, sete filhos, netos e bisnetos.
    Entre tantos assuntos, as saudosas histórias de juventude em Santa Maria Madalena, uma delícia ouvi-las.
    Deixará, sem dúvidas, muita saudade e uma lacuna difícil de ser preenchida!!
    Que Deus o acolha como filho querido que sempre foi!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *