Publicidade
Notícias

Mudar nome de rua existente há mais de 20 anos é proibido por lei em Niterói

Publicidade

Mudar nome de rua em Niterói é proibido pela lei da Câmara Municipal n° 2.160, promulgada em julho de 2004 pelo então prefeito Godofredo Pinto. A proposta do atual prefeito, Axel Grael, de trocar o nome da Rua Moreira César, em Icaraí, pelo do ator Paulo Gustavo, falecido esta semana, não encontra respaldo legal.

Melhor faria o município se acabasse com nomes de ruas duplicados. A existência de dois logradouros Quintino Bocaiúva, um em São Francisco e outro no bairro do Caramujo, já causou a morte de uma mulher, em outubro de 2015.

Regina Múrmura e o marido Francisco seguiam do Leme, no Rio, para uma festa na Zona Sul de Niterói, mas o aplicativo Waze acabou levando-os para a Zona Norte, onde o carro dos idosos foi metralhado por traficantes. A mulher morreu ao dar entrada no hospital Azevedo Lima, no Fonseca.

Em agosto do mesmo ano, a atriz Fabiana Karla também teve o carro metralhado no Caramujo. Ela e a mãe iam para uma festa de aniversário em Pendotiba. O aplicativo no celular indicou uma rota levando a atriz a entrar na comunidade do Caramujo. Neste caso ninguém ficou ferido.

Nome sancionado pelo uso

A troca de nome de ruas não pega somente através de leis. Paulo Gustavo merece todas as homenagens da cidade que amava, mas acabará ficando em segundo plano se botarem seu nome em uma rua que há mais de quatro décadas é um consagrado centro comercial, conhecido até do outro lado da Baía de Guanabara.

Leia mais: Paulo Gustavo poderia ser nome de centro cultural em Icaraí, em vez de rua

Do “coronel corta-cabeças” Moreira César, que matou dezenas de presos para sufocar a Revolução Federalista em Santa Catarina (1893), ninguém mais lembra, apenas os livros de história. Apesar de a patente de coronel estar gravada nas placas da rua, pouca gente se refere ao endereço completo. Chamam-na simplesmente de Moreira César.

Coronel sanguinário, sem dúvidas, mas dentro dos padrões da época, quando o Exército tinha licença 007 para matar contrários ao governo. O militar obedecia às ordens do então presidente da República, Floriano Peixoto, o Marechal de Ferro. Seu período de governo era chamado de a República da Espada. Neste caso, dever-se-ia tirar também o marechal da praça onde foi construído o Palácio Arariboia, em Niterói. Ali, no antigo Largo do Capim, o nome de Floriano está nos mapas e no CEP dos Correios, o que quase ninguém sabe em Niterói.

O que diz a lei em vigor

Art. 1º Não se modificará o nome de logradouros públicos no Município de Niterói, que perdurarem durante os últimos 20 (vinte) anos na memória e na cultura da população. (Redação dada pela Lei nº 2755/2010)

Art. 2º Fica considerada nula e insubsistente toda e qualquer homenagem que tenha tido o objetivo de nominar logradouros públicos municipais, hospitais, praças, postos de saúde, escolas e creches, em desacordo com o disposto no art. 1º da Deliberação nº 2.862/73.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL de Niterói, 15 de julho de 2004.

GODOFREDO PINTO
Prefeito

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

22 horas ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

1 dia ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

2 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

5 dias ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

5 dias ago

Síndicos denunciam aumento da criminalidade no Ingá e Boa Viagem

Câmeras dos prédios flagram o furto de alumínio e cabos nas ruas despoliciadas do Ingá…

6 dias ago
Publicidade