O Ministério Público (MP/RJ) está requerendo à Justiça o afastamento do prefeito de Niterói, Axel Grael, por 90 dias, bem como o bloqueio de seus bens. Ele é acusado em uma ação de improbidade administrativa por se omitir diante do escândalo da Emusa, empresa municipal que abrigava centenas de apadrinhados políticos. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) deu prazo de 30 dias para Grael dar explicações sobre a falta de publicidade dos dados da empresa municipal.
Na ação, o MP pede a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos de Grael por até 12 anos, além do pagamento de multa equivalente ao valor do dano causado pela má administração da Emusa, estimado em R$ 93,6 milhões.
Os promotores do MP também citam o ex-presidente da Emusa, Paulo César Carrera, que na semana passada se tornou réu na 4ª Vara Criminal da Comarca de Niterói, do TJRJ. Carrera é acusado de deixar de fornecer dados técnicos indispensáveis à ação civil pública quando estes foram requisitados pelo órgão.
O documento do MP revela ainda que em janeiro de 2021, o prefeito Axel e Paulo Carrera, que foi nomeado pelo chefe do Executivo, assumiram a gestão com 518 pessoas nomeadas para emprego público em comissão (considerando os servidores efetivos de outros entes cedidos para a empresa pública e com função de confiança) saltando para 1.053 em dezembro de 2022.
Na petição à Justiça, os promotores ressaltam haver “provas cabais de que a negativa reiterada de conferir transparência aos atos de gestão servia à finalidade de afastar o controle social e, assim, ampliar largamente o quadro de pessoal da empresa pública e nele abrigar as mais diversas irregularidades. E se necessário fosse aumentar o número de empregados públicos em razão do crescimento da carteira de obras do Município de Niterói, não haveria justificativa plausível para que fossem cedidos para órgãos da Administração Direta”.
Não vai acontecer nada. Sempre tem uma brecha na lei, o próprio advogado do prefeito na entrevista já deu o caminho a ser seguido. Vai continuar a ser prefeito até passar o bastão para o verdadeiro Rei de Niterói. “Niterói cidades das obras e dos aditivos eternos.”
bom slogan!
só 90 dias de afastamento ??? tem que sumir com esse elemento da política de niterói. essas ciclovias são o exemplo do maior roubo ja visto em toda niteroi. obra inútil com uma única finalidade. roubar !!!
Não consigo entender, pessoas até então sérias, inteligentes e com brilhantes legados, aceitarem serem ” BUCHAS ” de chefes e ou lideres políticos, em atos que de antemão sabem que são ilegais !!! Isso ocorre em todas as esferas, seja Municipal, Estadual ou Federal, exemplos não faltam em Brasília de hoje !!! POR QUE FAZEM ????
Isso, me faz lembrar duas frases, uma do meu velho e saudoso pai, ” Amigos, levamos até o cemitério, mas não se enterramos com ele ” e uma popular que diz ” O poder emburrece e é afrodisíaco ” !!!
Tem de colocar esses canalhas atrás das grades! Além de ressarcir todo o dinheiro gasto de forma irregular!
Que a justiça seja feita e pelo menos uma vez os culpados sejam responsabilizados.
Boa tarde !!!
Só peço a Deus , que ilumine a quem está a frente da justiça do Brasil , para que apliquem a justiça . Independente de quem seja . Essa questão não pode ficar impune . Estamos vivendo um momento em que às garantias da lei e da ordem estão sendo vilipendiado . Só Deus pode salvar Niterói . Simplesmente Robinho aqui de Niterói 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Todo castigo para essa corja é pouco. Incluindo o ex prefeito Neves.
Essa prefeitura de Niterói é um lixo e ninguém faz nada! Corrupção, desvio de dinheiro público, falta de transparência, cabides de empregos, abandono da cidade e todos assistem passivamente.
No final, tudo acaba em pizza!
Tudo “marolinha” pra inglês ver…..
Todos comprometidos com a Esquerda.
Salve-se quem puder!