Maricá está aplicando as 2.620 doses da Coronavac e 510 da AstraZeneca, que recebeu da Secretaria Estadual de Saúde no sábado (27/03). A prefeitura já anunciou a intenção de comprar 500 mil doses da vacina russa Sputinik V, mas esta ainda não recebeu aprovação da Anvisa.
Nas visitas técnicas à Central de Armazenamento de Vacinas e aos pontos de vacinação de Maricá, além da inexistência de câmaras refrigeradas, o MP encontrou outro problema. Não havia geradores de energia elétrica nas unidades de saúde. Além disso, notaram não haver um controle efetivo do descarte dos frascos vazios da vacina. A inspeção foi feita por promotores de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana II e da Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania do Núcleo Niterói.
“Refrigeradores de uso doméstico, projetados para a conservação de alimentos e produtos que não demandam precisão no ajuste da temperatura, não são indicados para o armazenamento e conservação dos imunobiológicos. Segundo o Manual de Rede de Frio do Ministério da Saúde, as instâncias que ainda utilizam tais equipamentos devem proceder, no menor prazo possível, a substituição gradativa por câmaras refrigeradas cadastradas pela Anvisa”, destaca um dos trechos da recomendação.
Além da substituição dos refrigeradores, é recomendado que a prefeitura observe o Plano Nacional de Operacionalização contra Covid-19, bem como o Manual de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que recomenda o uso de geradores de energia elétrica, nobreak, ou câmaras refrigeradas com autonomia de 72 horas.
Outra recomendação é para que seja monitorado adequadamente as temperaturas dos equipamentos utilizados para a manutenção dos imunobiológicos. Os responsáveis pela vigilância e segurança das Centrais de Rede de Frio devem ser capacitados para a identificação de problemas.
A prefeitura tem 48 horas para informar sobre a adoção das providências cabíveis para o atendimento da recomendação do MP.
Já estão funcionando desde segunda-feira (29/03) quatro novos pontos de vacinação contra a Covid-19: nas unidades de Estratégia da Família (ESF) São José 2 (Estrada da Cachoeira), Marinelândia, Chácaras de Inoã e Itaipuaçu. Com isso, são oito polos de imunização, além de drive thru no Aeroporto de Araçatiba, e no Centro Administrativo, em Itaipuaçu.
Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…
Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…
Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…
A OAB Niterói realiza, nesta terça-feira (12), às 19h, uma cerimônia especial em homenagem a…
Bandido da bike continua a agir impunemente pelas ruas de Icaraí atacando senhoras e idosos…
O vídeo mostra o criminoso (no destaque) e roubando o cordão de ouro do idoso…