New here? Register. ×
×

Mostra de ciências e artes plásticas

Escrito por Gilson Monteiro às 10:59 do dia 29 de julho de 2017
Sobre: Fossilizarte
29jul

Figuras de fósseis, elementos orgânicos, como espinhas de peixe, folhas e gravetos foram trabalhados com criatividade por alunos do CIEP 449 Brasil-França, de Charitas, e da faculdade de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Eles produziram 25 gravuras que fazem parte  da exposição “Fossilizarte”, que a Aliança Francesa de Niterói apresenta de 1º a 31 de agosto.

O trabalho é  resultado da parceria entre professor de Biologia Alberto Lazzaroni, criador do Clube de Ciências, e o professor de Artes Robson Martins. Durante essa atividade extracurricular, que visa despertar  o prazer pela pesquisa e curiosidade, alunos de várias séries criaram os trabalhos da mostra. Por meio de técnicas de artes plásticas, eles também utilizaram objetos descartados do dia a dia, entre eles pentes, tesouras e garrafas plásticas.

– Os alunos utilizaram técnicas artísticas de gravura e conhecimentos de biologia sobre fósseis e paleontologia. E tiveram a liberdade para produzir os trabalhos unindo fragmentos de animais, como espinha de peixe e ossos, e objetos do nosso cotidiano. Dessa forma, as gravuras apresentam imagens híbridas com o objetivo de promover reflexões sobre a nossa relação com o meio ambiente – conta o professor Robson.

Com apoio do Consulado Geral da França no Rio, o colégio tem aulas de francês em sua grade curricular. O Clube de Ciências é aberto à comunidade e realizado em português, com o apoio da professora de francês da escola, para que peças ou artigos possam ser escritos nessa língua de forma opcional.

A exposição tem entrada franca e estará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30m, e sábados das 9h às 12h. A Aliança Francesa de Niterói fica na Rua Lopes Trovão 52, 2° andar, em Icaraí. Mais informações: 2610-3966

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|