New here? Register. ×
×

Moreira César: troca de nome de rua de Niterói é rejeitada em abaixo-assinado

Escrito por Gilson Monteiro às 19:07 do dia 11 de maio de 2021
Sobre: Paulo Gustavo
  • abaixo-assinado
11maio

abaixo-assinadoUm abaixo-assinado contra a troca de nome da Rua Moreira César, anunciada pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, mobilizou hoje centenas de moradores e comerciantes de Icaraí. Ao assinarem o documento, as pessoas diziam não estar desmerecendo o querido e brilhante ator Paulo Gustavo. Lembravam, porém, que a alteração do nome do principal centro comercial da cidade acarretará prejuízos a todos.

No documento a ser entregue ao prefeito e aos vereadores, os abaixo-assinados sugerem que se homenageie de outra forma Paulo Gustavo, falecido há uma semana vítima da Covid. Pedem que se dê o nome dele ao Centro Cultural do Cinema Icaraí.

A concretização deste projeto cultural pela prefeitura de Niterói seria, por ela própria, a maior homenagem que se prestaria ao ator que levou Niterói aos quatro cantos através do seu talento, disse a professora Maria Nilza.

Até o início da noite desta terça-feira (11/05), os organizadores já tinham recolhido mais de duas mil assinaturas. Foram instaladas cinco mesas em pontos movimentados da Rua Moreira César para a coleta dos autógrafos.

A justificativa apresentada pelos organizadores do movimento é a seguinte:

“A pandemia trouxe uma grave situação de desemprego na cidade de Niterói, com mais de cinco mil postos de empregos fechados, refletindo em centenas de empresas falidas. A pandemia também nos trouxe a triste notícia do falecimento do grande ator niteroiense Paulo Gustavo, que merece homenagem à altura e ligada à sua arte. Alterar o nome da principal Rua Comercial da Zona Sul de Niterói é agravar os prejuízos dos comerciantes que tentam levar o pão de cada dia para casa e empregar pessoas, e é também apagar a história da cidade. Portanto, o abaixo-assinado tem por finalidade colher assinaturas para que a Prefeitura não altere o nome da Rua Moreira César, e sim, engrandeça e homenageie o estimado ator Paulo Gustavo com um Centro Cultural no Cinema Icaraí.”

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

53 thoughts on “Moreira César: troca de nome de rua de Niterói é rejeitada em abaixo-assinado

  1. O nome desses fascínoras como o Coronel Moreira César devem ser apagados da história do Brasil. Pessoas do bem como o Paulo Gustavo devem ser exaltadas, merecendo a homenagem feita pela prefeitura . Parabéns ao prefeito Grael!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  2. Ridícula a mudança do nome da Rua Moreira César. Poderia fazer uma homenagear o ator Paulo Gustavo de outra maneira.

  3. Se quiser homenagear procure um local que faça lembrança ao trabalho do ator e não nome de rua subvertendo a lei. Ademais, se quer homenagear com nome de rua então mudem o nome da rua que ele viveu. Tantas pessoas merecem homenagem e nem são lembradas. Acredito que o prefeito quis causar com essa imposição. A maioria é a favor da homenagem mas não trocando o nome da Moreira César.

    1. Concordo plenamente
      . Não Mudar o nome da Moreira César !
      Grande homenagem seria teatro ou centro cultural com o nome de PauloGustavo
      A mudança do nome seria um grande transtorno

  4. Espaço do cinema Icaraí, sim, com o nome de Paulo Gustavo. Essa esquerda ser fazer palanque em cima de um ator de talento que Niterói Rio de Janeiro e Brasil jamais vão esquecer. Usar nome de rua é coisa de quem não tem o que fazer e esses políticos ganham muito para tratar desses assuntos. Deixem a História no lugar.

    1. A melhor forma de homenagear o Ator vc Paulo Gustavo, realmente seria dá o nome mais do que merecido ao cinema.

    2. Não acho que mudar o nome da rua irá trazer prejuízo para o comércio.Voto na Rua Ator Paulo Gustavo.

      1. Boa tarde! Imagine um clínica médica ou uma loja comercial, que há anos utiliza sua localização na Moreira César e já tem todo um material impresso com esse endereço: notas fiscais, boletos, bloquinhos de consulta, cartões de visitas, embalagens, carimbos e diversos outros materiais. Também tem as placas, banners ou adesivos de portas e portais que esses comércios utilizam. Cadastros com fornecedores e endereços de CNPJ e inscrições estaduais também terão que ser modificados. E isso é tudo que Eu lembro, mas deve ter mais coisas para mudar endereço. Você acha que os comerciantes não terão prejuízos?!

  5. Esse “prefeito” não tem assuntos mais importantes para a população que o elegeu?
    Mudanças geram custos justo em um momento de crise, mas parece que para ele e seu secretariado nada disso importa pois recebem seus salários em dia graças aos nossos impostos.
    Existem várias outras boas opções para homenagear o artista sem a geração de custos aos contribuintes.

  6. Como sempre o Brasileiro querendo fechar a porta depois que o ladrão já arrombou. Infelizmente o referido ator já faleceu. Uma pena não ter podido ver o tamanho da sua importância para a Cidade. Agora, para fazer uma homenagem, não precisa trazer com ela um transtorno para quem ficou. Morreu um ator, um brilhante ator. Nada mais coerente que a homenagem se dê coloca do seu nome,em teatro, cinema. Algo ligado a arte.

    1. Disse tudo o que essa prefeitura precisava ouvir. Esse prefeito não estava interessado em homenagear ninguém, mas sim arrecadar mais impostos dos contribuintes que já pagam taxas exorbitantes e sem retorno nenhum. O artista não foi lembrado em vivo que era o ideal, se não tivesse morrido passaria em branco.

  7. A questão na troca de nome está no custo para moradores e comerciantes referente alvará e outros procedimentos que tem um custo de aproximadamente de 800 reais. Se a troca fosse apenas de nome sem custo seria perfeito. O problema também pode ser que depois desta homenagem merecida ao nobre artista da nossa cidade, o prefeito decida trocar o nome do bairro de Icaraí para Grael.

    1. O tempo inútil que se gasta fazendo abaixo assinado para pedir para manter nome de facínora em rua, faz-se pedindo isenção de taxa dos cartórios. Basta os comerciantes assinarem e entregar a Procuradoria do Município . Chega de usarmos subterfúgios para impedirmos justas homenagens. Ninguém lembra que Paulo Gustavo não foi apenas o maior humorista brasileiro nos tempos atuais, mas também um benemérito das causas sociais da cidade e do país. Isso tudo sem fazer alarde….

      1. E o Sr acha que os cartórios vão querer perder a boquinha? Não eh através de abaixo assinado que se muda algo assim, o “jus espernandi” é livre. Fora os inúmeros contratempos que todos terão para mudar os nomes nas concessionárias de serviços, etc etc. muito melhor colocar o nome dele no cinema ali da UFF.

  8. Só mesmo um povo ignorante para defender o nome de um coronel que degolou pessoalmente mais de 130 pessoas na Revolução Federalista em 1894, em Florianópolis-SC. Era conhecido como corta cabeças e foi morto pela população na guerra de Canudos. Em Niterói ainda tem a Avenida General Milton Tavares de Souza, que comandou o centro de torturas do DOI-Codi de São Paulo. No Rio de Janeiro mudaram a rua Montenegro para Vinicius de Moraes e não
    teve nenhuma tragédia. Mudaram a Avenida Praia de Icaraí para Jornalista Alberto Torres e ninguém reclamou. Voltem para o grupo escolar e estudem mais…

    1. Não tem a ver com defender o nome do coronel. O fato é que a mudança do nome da rua gera gastos pra todos que tem alguma empresa ali (condomínios também são empresas).
      É alteração de endereço na Junta Comercial, novo Alvará, fora a dor de cabeça pra mudar endereço em tudo que é lugar (bancos, empresas de telefonia, de energia, etc). E isso, num momento de pandemia grave, com as empresas lutando pra sobreviver, é péssimo e desnecessário.

    2. Pois é…a falta de leitura, mesmo em bairros da zona sul é algo inexplicável. Nem a maior renda per capita do estado, nos ajuda quando a questão é cultura, educação, etc…

    3. Deixe seu ódio e rancor de lado, as historias da humanidade tem coisas boas e ruins e disso elas são feitas. Trocar o nome de uma rua fará a historia voltar ? acho que não. A representatividade do nome da Rua Moreira Cesar hoje não tem o peso do nome, mais sim a importância da Geração atual para o comercio já que se tornou uma rua conhecida, hoje para nos jovens e alguns antigos, isso é somente um nome e nada mais (apesar de conhecermos a historia).

    4. Tem uma Lei,( vão desrespeitar?) que impede mudança de nome de rua após 20 anos de existência, sabia? Estudem antes de ferir a mesma.E quem vai arcar com os custos que comerciantes terão para fazer a mudança?

    5. E tem idiotas que idolatram Che Guevara então é melhor calarem,-se, quem vai pagar o prejuízo que a mudança acarretara’, aos comerciantes, condomínios? Nome de rua não é cultura, Cine Icaraí sim, pois dêem o nome lá

    6. Mudar o nome da rua Coronel Moreira Cezar é muito importante por dois motivos:
      I – homenagear um querido artista, filho de Niterói e que sempre colocava locais da nossa querida cidade em seus filmes, contribuindo para sua divulgação;
      II – retirar o nome de um assassino, comandante cruel, da denominação de uma rua tão querida do bairro de Icaraí;
      III – Moreira Cezar deve ter tido a justiça divina pelas perversidades que cometeu nesse mundo e teve a justiça dos homens nos Sertões de Canudos, pelas mãos dos Beatos de Antônio Conselheiro, que encontrando- o ferido e abandonado por seus comandados, o reconheceram e , segunda consta, foi pendurado pelas pernas e deixado apodrecer para ser comido pelos vermes e pelos urubus;
      IV – pelas conversas que tive com algumas pessoas que frequentam a nossa rua, o problema velado que os inspiram é de natureza homofóbica , sendo os demais argumentos pura enganação.

  9. Acho que seria muito legal criar um projeto de fazer pequenos shows de Stand Up Comedy para que novos comediantes pudessem se lançar no mercado. Esse projeto poderia ter o nome dele e poderia ser em tendas armadas em praças, talvez no verão , ao ar livre,como se fosse um show mesmo.

    1. O CEP não muda. As correspondências chegarão de qualquer forma, a não ser que demitam os carteiros. Pedir isenção aos cartórios é mais fácil do que manter nome de triste memória…

  10. Concordo que o cinema Icaraí é o melhor lugar para uma homenagem a Paulo Gustavo. ele era um artista, nada mais justo homenagia-lo em um lugar onde tem arte

    1. A homenagem a este artista que sempre engrandeceu a nossa cidade foi em consulta pública sugerido a mudança do nome de rua do bairro de Icarai para ator Paulo Gustavo, que sempre engrandeceu a nossa cidade com sua arte e seu espírito democrático e humanitário. Querer agora , através de um abaixo assinado, que a homenagem seja transferida para um prédio em ruínas, por puro descaso do Governo federal, que nos últimos anos não se interessa pela Educação e Cultura em nosso País é desmerecer o homenageado e seus milhares de fãs, em razão de que os moradores e comerciantes desta rua tão tradicional e democrática , terão que arcar com a quantia de 800,00 com a mudança. Ocorre que temos certeza que a autoridade pública que propôs a consulta deverá arcar com estes custos, já que aqueles que tiveram a iniciativa do abaixo assinado alegam dificuldades financeiras ,sobretudo . No entanto temos certeza que a mudança do nome só beneficiará os comerciantes e desta rua, cujo nome atual só desonra a nossa cidade, que há anos vem se pautando por melhorias públicas em vários setores da cidade, quer na segurança, na questão ambiental e sanitária e criando condições para que floresça o empreendedorismo com base nas novas tecnologias da informação e criação

      1. A consulta pública foi feito pela internet e QUALQUER UM DO MUNDO poderia se manifestar, quantas vezes quisesse. Fora o fato de porque alguém que não mora na Rua (talvez até poderíamos extrapolar para o município inteiro), teria o direito de opinar pela mudança do nome da rua? Eu creio que o mais justo seria fazer uma consulta A QUEM MORA LÁ, para saber a opinião, pois seriam os mais afetados. Quero ver agora a réplica.

      2. Concordo com o Fernando José Dias e outros que aqui se manifestaram. Prejuízo?? Quem é que não vai querer bater perna e conhecer a rua que recebeu o nome do Paulo Gustavo?
        Moro na Moreira Cesar há 40 anos e eu apoio com muito orgulho a mudança do nome. Vou aplaudir quando mudarem as placas.
        Em relação ao IPTU, sempre foi o mais caro…. independente de mudança de nome.

  11. Concordo! Acho que uma justa homenagem seria o nome Cine Teatro Ator Paulo Gustavo.
    Trocar o nome de uma rua super conhecida tratá muitos prejuízos à moradores e comerciantes com troca de certidões, registros e outras despesas mais.

    1. Paulo Gustavo deve ser homenageado com seu nome no cine Icaraí, teatro Municipal ou no Mac são Centros Culturais de nossa cidade mudar nome de rua é coisa antiga e politicagem.

  12. Na minha opinião!! Acho que o reconhecimento, homenagem,veio muito tarde, ele não está aqui pra vê!! acho que temos que lutar todos juntos, contra esses viros, as pessoas não estão respeitando, nada tem que pôr o exército nas ruas , cambada de gente, atoa, temos que trabalhar sim!! Mas com total , Respeito pela vida !

    1. Com certeza Paulo Gustavo deve ser homenageado commo.nome dele no cine Icaraí.i, teatro municipal ou o Mac nunca num nome de rua isso é coisa antiga de politicagem.

  13. EM BREVE O PREFEITO SURREAL VAI PROPOR TROCAR A ESTÁTUA DO ARARIBÓIA POR UMA DO PAULO GUSTAVO,PODEM AGUARDAR…É LOUCO DE PEDRA.

  14. É impressionante como aparece político querendo tirar proveito da desgraça alheia. São sempre como urubus em carniça.
    A mais justa homenagem seria o nome do ator Paulo Gustavo, no Centro Cultural do Cinema Icaraí, sem dúvida.

  15. Eles não querem apenas homenagear Paulo Gustavo, fazem política suja, eles querem apagar a historia . O motivo não é o nome e sim a patente que leva o nome, se não existi-se o “Coronel” no nome da rua, o prefeito deixaria em paz. General Pereira e Silva que se cuide, será a próxima vitima, o prefeito esta querendo apenas motivo para trocar o nome da rua. Resumindo, o problema não é o nome e nem a homenagem e sim a patente.

    1. Que mente arcaica,consevadora,exagerada sem.pensar no presemte e futuro,ehoista e bairriata.So pedir a inaenção de taxas os comerciantes ,Isso não è so homenagem ao Paulo ,ele foi o único artista que realmente propagou Niteroi ao Brasil e ao mundo.Aqui nos USA se mudou varias coisas em nome d George Floyd igual ao Paulo Gustavo tb foi uma revolução,mudou ate algumas coisas na constituição,governo etc..Mais Paulo Gustavo e menos Coroneis no Brasil.Isso trara tb muito lucro para cidade pense em qualntos milhoes de visitantes estaram cuiriosos,visitaram,investiram c novas lojas,organizações depois que a rua Paulo Gustavo começar a duncionar??

  16. Mudar o nome de uma rua do porte da Cel Moreira Cesar só trará transtorno aos moradores e comerciantes. Lembrem-se que a prefeitura já fez uma consulta com o objetivo de mudar o nome da Moreira Cesar no passado, e o projeto foi rejeitado pelos moradores.É muito mais lógico realizar tal homenagem revitalizando, enfim, o Cinema Icaraí, fechado a mais de 20 anos. Lembrem-se também que a alteração do nome da Praia de Icaraí só gerou transtornos e prejuízo, e até hoje ninguém sabe quem foi o tal jornalista e continuam chamando a rua de Praia de Icaraí.

    1. Isso é mais uma forma de tirar dinheiro dos logistas. Revitalize o cine Icaraí conforme disse que continuaria a concluir com as propostas do prefeito anterior e faça a homenagem ao artista.

  17. Sou Artista plástico Idoso cidadão Niteroiense pelo Renatinho. Concordo homenage-lo num centro Cultural, seria mais apropriado. Eu CONCORDO com a homenagem sem custos para a comunidade!

  18. Por que não responderam na CONSULTA PÚBLICA que a prefeitura abriu? Perderam lá e agora estão tentando ganhar na malandragem. Vão se preparando para a Rua Paulo Gustavo, com o tempo vocês vão se acostumar… 🙂

  19. Nada mais justo que a mudança de nome da ex Rua Moreira César. Primeiro que fará, com a mudança do nome, homenagem a um ator niteroiense que se notabilizou elevando sempre o nome de nossa Cidade por todo nosso País e exterior. Segundo, retira um carma altamente negativo da Rua e do Bairro, que é a “homenagem” um um militar sanguinário e GENOCIDA, o maldito Cel. Moreira César. Que a tardia exclusão desse assassino seja retirada do nome de tão importante Rua de nossa Cidade.

  20. Também estou de acordo que dê nome de Paulo Gustavo ao um centro cultural em Niterói do que trocar nome de uma rua tradicional e de muita relevância para o comércio de Icaraí.

  21. Sou contra a mudança de nome da rua Coronel Moreira César por ser uma rua tão tradicional em Icaraí prá qualquer outro nome.

  22. Gostaria de assinar. Tem como ser virtual? Total apoio a homenagem no cinema Icaraí, onde ele lacrou seu sucesso.

  23. Esta proposta é ridícula. Falta de preparo deste prefeito incompete. É lastimável que alguém que está debutando na política já inicie querendo faturar politicamente na morte de um conterrâneo conhecido, envergonhando um sobrenome reconhecido por seus êxitos esportivos. Desta forma, mostra a sua falta de maturidade e de caráter.

  24. A morte lamentável do ator está sendo claramente explorada para fins políticos.
    Esta esquerda não tem limites.

  25. Não sou a favor da troca de nome da rua coronel Moreira cesar não sou a favor a lembrar e homenagear só uma pessoa so pq e uma pessoa pública morreram centenas de pessoas de covid q são públicas e levaram niteroi nas costas dia e noite pagando impostos caros pegando ônibus caros e SUCATEADOS e ninguém se quer fizeram homenagem agora só pq e o Paulo Gustavo ator comediante e sempre falou muito bm de niteroi e e conhecido pode se dizer mundialmente então ai se entra o enterresse da prefeitura quer dizer (ato político) pq a homenagem só e para políticos de niteroi aparecer na mídia isso para mim não é homenagem e sim mediocridade falsidade politicagem sórdida essa e a razão da homenagem

  26. Seria um contrassenso mudar o nome da Cel Moreira César, porque temos que acabar com a ideia de mudar nomes tradicionais de nossas ruas, que da transtornos incríveis. Reconheço que o ator Paulo Gustavo foi um grande divulgador de Niterói, razão pela qual merece uma justa homenagem. Um dos auditórios do histórico Cinema Icaraí, em fase de recuperação, poderia ter o seu nome. Seu busto em algum local de Icaraí, também seria muito justo.

    1. Concordo plenamente com os termos do abaixo assinado e com o movimento contra a alteração do nome da Rua Moreira Cesar que faz da cultura e tradição de Niterói

    2. Não se justifica a troca de nome da tradicional rua de Icaraí, por mais que mereça ser referenciado o ator Niteroiense. É despir um santo para cobrir outro, fazendo graça com o chapéu alheio, com ônus aos moradores e comerciantes da rua, que seriam obrigados a arcar com os altos custos Cartorários dos novos endereços.

    3. Certíssimo homenagiá-lo concentro Cultural Cinema Icaraí,está ligado à arte que era sua paixão!!

    4. Exatamente , Niterói tem que perder essa mania .Avenida Estácio de Sá, rua Barros , Avenida Praia de Icaraí tiveram seus nomes mudados .

Comments are closed.