Publicidade
Categories: Sem categoria

Médico diz como evitar complicações com aumento de Covid e Influenza

Publicidade
A tosse seca pode ser um sintoma de gripe a ser avaliado por um médico

Para evitar complicações com o aumento de casos de Covid e de Influenza no país, o clínico geral Agnaldo Zagne, ex-secretário de Saúde de Niterói e professor da UFF, recomenda que as pessoas com sintomas de gripe fiquem atentas ao desenvolvimento da doença. Caso evolua, devem procurar um serviço médico para fazer o teste.

A testagem vai discernir a doença, para saber se o paciente está com gripe ou Covid, cujos sintomas são parecidos. O importante é evitar complicações como sinusite, oitite e pneumonia, diz o médico. Para enfrentar a Covid e a Influenza, o melhor remédio continua sendo também o uso de máscaras adequadas e o distanciamento social. Zagne ressalta que o medicamento indicado para as primeiras 48 horas de casos gripais é o Tamiflu 75 mg (fosfato de oseltamivir).

A ação do fosfato de oseltamivir reduz a multiplicação dos vírus da gripe, inibindo a propagação da doença. A grande procura por esse remédio, porém, já o fez sumir das prateleiras das farmácias. Uma caixa com 10 cápsulas, para o tratamento de cinco dias, sai por cerca de R$ 250,00.

A consulta médica, porém, é imprescindível. Somente o clínico saberá avaliar a situação de cada paciente e prescrever o medicamento correto. Zagne lembra que a epidemia de Influenza coincide com a disseminação da variante Ômicron, da Covid-19. Por isso, além das medidas protetivas não farmacológicas (uso de máscara, lavagem das mãos etc), a aplicação de testes é importante.

Continue lendo após a publicidade

Quem testar positivo para Covid deve cumprir um período de isolamento, de cerca de duas semanas, até novo teste apresentar resultado negativo. A infecção varia de pessoa para pessoa, com sintomas que podem ser de tosse seca, febre, cansaço, coriza e dores pelo corpo.

– A Covid juntamente com a gripe é um problema sério. Mesmo com grande parte da população vacinada e com a doença aparecendo de forma mais branda, é preciso acompanhar os casos de perto para não surgirem complicações respiratórias – diz o doutor Zagne.

Clínico geral, autêntico médico de família em grande atividade, Agnaldo Zagne acumula uma experiência de décadas a serviço da Medicina. De maletinha nas mãos atende pacientes desde os tempos do Antônio Pedro, onde foi residente, médico e professor da UFF. No Hospital Orêncio de Freitas dirigiu por anos o Serviço de Clínica Médica.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

2 horas ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade