Publicidade
Notícias

Médico de Família está abandonado pela prefeitura de Niterói

Publicidade
Consultórios do Médico de Família estão com paredes mofadas por todo canto

Criados há mais de 30 anos para dar assistência primária à saúde em Niterói, os módulos do Médico de Família estão relegados ao abandono pela prefeitura que arrecada bilhões com royalties do petróleo e com um dos IPTUs mais caros do país. O mofo toma conta das instalações, algumas com teto desabando, como o da Vila Ipiranga.

A Associação dos Servidores de Saúde de Niterói denuncia que, além de equipes incompletas, sem médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem há módulos interditados por insalubridade. E onde não faltam profissionais, as equipes do Médico de Família se revezam por falta de espaço para prestar atendimento nos consultórios.

O médico César Braga Macedo, presidente da associação, diz que “a precarização dos serviços afeta diretamente os profissionais, prejudicando sensivelmente a população. Precisamos dar um basta neste descaso do governo municipal. Somente com luta podemos transformar esse quadro caótico na rede municipal de Saúde”.

Na Vila Ipiranga, o teto do posto desabou. Não houve vítimas porque não tinha ninguém sendo atendido no consultório onde o forro de gesso caiu sobre a maca. No Barreto, o módulo Leopoldina está fechado para obras e os pacientes hipertensos e diabéticos precisam se deslocar até o posto do Maruí, mas o acesso é feito por ruas com asfalto e calçadas esburacados, além de o transporte até lá ser difícil.

Em Santa Bárbara, a unidade municipal está com banheiros e consultórios interditados; a infiltração causa mofo nas paredes e vazamentos do teto. A câmara de conservação de vacinas está desligada, por falta de instalação elétrica adequada.

De nada adiantaram as solicitações para o conserto do vazamento do telhado por parte da gestão. Ao invés de obra para remoção da camada de mofo, foram feitas ações paliativas, como pintura das salas. Os locais mais afetados são: consultório odontológico, que está atualmente desativado por não ter condições para funcionamento, e a sala de vacinas.

O Médico de Família do Cavalão é outro exemplo do descaso da gestão municipal de Niterói com a saúde. O posto não conta com informatização nem climatização. Suas duas equipes estiveram desfalcadas quase dois anos com falta de um médico, prejudicando o atendimento aos pacientes. Paredes mofadas e com reboco solto aumentam os problemas na sala de acolhimento. O espaço dos consultórios é pequeno. Em um deles, não cabe a maca para exame dos pacientes. O equipamento fica na antessala.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Como o futuro prefeito vai gastar os R$ 7 bi da arrecadação de Niterói?

Faltando 30 dias para as eleições de prefeito, apesar de haver tropas de cabos eleitorais…

1 dia ago

Niterói D’Or instala novos aparelhos para dobrar número de exames

Hospital Niterói D'Or amplia seu parque tecnológico com novos aparelhos de exames de imagens /…

1 dia ago

Planos de saúde lucram R$ 5,6 bi deixando muitos sem assistência em Niterói

Em Niterói, muita gente não consegue arcar com as mensalidades e também fica desassistida pela…

3 dias ago

Niterói recebe Ana Pimenta: vem mostrar que arte é para todos

Ana Pimenta quer mostrar que "colecionar é estabelecer diálogos entre objetos" / Foto: Divulgação A…

5 dias ago

Niteroienses brilham nos jogos de Paris graças à Aliança Francesa

A nova diretora Margot Roulland (à direita), ladeada porFernando Feitoza (presidente),  Rivo Gianini (vice), Suzy…

5 dias ago

Justiça nega cobrança de condomínio de edifício interditado em Niterói

O Edifício Nossa Senhora da Conceição, na Avenida Amaral Peixoto, está interditado desde 2019 por…

1 semana ago
Publicidade