New here? Register. ×
×

Médico de Família está abandonado pela prefeitura de Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 14:37 do dia 27 de abril de 2023
Sobre: Saúde insalubre
  • Médico de Família mofado, Niterói
27abr
Consultórios do Médico de Família estão com paredes mofadas por todo canto

Criados há mais de 30 anos para dar assistência primária à saúde em Niterói, os módulos do Médico de Família estão relegados ao abandono pela prefeitura que arrecada bilhões com royalties do petróleo e com um dos IPTUs mais caros do país. O mofo toma conta das instalações, algumas com teto desabando, como o da Vila Ipiranga.

A Associação dos Servidores de Saúde de Niterói denuncia que, além de equipes incompletas, sem médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem há módulos interditados por insalubridade. E onde não faltam profissionais, as equipes do Médico de Família se revezam por falta de espaço para prestar atendimento nos consultórios.

O médico César Braga Macedo, presidente da associação, diz que “a precarização dos serviços afeta diretamente os profissionais, prejudicando sensivelmente a população. Precisamos dar um basta neste descaso do governo municipal. Somente com luta podemos transformar esse quadro caótico na rede municipal de Saúde”.

Na Vila Ipiranga, o teto do posto desabou. Não houve vítimas porque não tinha ninguém sendo atendido no consultório onde o forro de gesso caiu sobre a maca. No Barreto, o módulo Leopoldina está fechado para obras e os pacientes hipertensos e diabéticos precisam se deslocar até o posto do Maruí, mas o acesso é feito por ruas com asfalto e calçadas esburacados, além de o transporte até lá ser difícil.

Em Santa Bárbara, a unidade municipal está com banheiros e consultórios interditados; a infiltração causa mofo nas paredes e vazamentos do teto. A câmara de conservação de vacinas está desligada, por falta de instalação elétrica adequada.

De nada adiantaram as solicitações para o conserto do vazamento do telhado por parte da gestão. Ao invés de obra para remoção da camada de mofo, foram feitas ações paliativas, como pintura das salas. Os locais mais afetados são: consultório odontológico, que está atualmente desativado por não ter condições para funcionamento, e a sala de vacinas.

O Médico de Família do Cavalão é outro exemplo do descaso da gestão municipal de Niterói com a saúde. O posto não conta com informatização nem climatização. Suas duas equipes estiveram desfalcadas quase dois anos com falta de um médico, prejudicando o atendimento aos pacientes. Paredes mofadas e com reboco solto aumentam os problemas na sala de acolhimento. O espaço dos consultórios é pequeno. Em um deles, não cabe a maca para exame dos pacientes. O equipamento fica na antessala.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

13 thoughts on “Médico de Família está abandonado pela prefeitura de Niterói

  1. Marcar uma consulta pelo programa médico em família no centro é uma vergonha. Um dia para toda população, cheguei 5:40 e já tinha 35 pessoas aguardando. Todo atendimento analógico, demorado. Estamos em 2023 e me senti nos anos 70. A tecnologia existe p que?
    A maioria das pessoas idosos, nenhuma diferenciação no atendimento. Tá na hora da saúde da população ser prioridade do governo municipal

    1. Concordo!e o pior é que o posto de saúde cda Jansen não nos atende por ter a unidade MF aqui.Nunca conseguimos consulta,exames ou atenção

  2. O posto do viradouro falta médico .no setor 13 .e o médico que tem .vive doente ou só atende os seus pacientes . E os atente de. Manda a gente reclamar na ouvidoria .e nem o telefone funciona .e uma vergonha . estamos sem médico ..já entraram vários mas ninguém fica .

  3. Caro Gilson. Sou médico concursado da PMN. Só encontro dificuldades para tratar meu pacientes, os exames solicitados levam meses para serem realizados, muitas vezes os pacientes os realizam em clínicas particulares. O salário de um médico concursado em início de carreira é de apenas 2.500 reais. Esse prefeito gasta dinheiro público com shows, mudança de nome de rua e tantas outras inutilidades, enquanto a saúde está totalmente abandonada.

  4. Esse des-governo só gosta de obras e Organizações Sociais às quais entregam as gestões dos serviços de saúde às custas de repasses orçamentários vultosos, sem controle externo efetivo!

    Inclusive recentemente a gestão do Hospital Getúlio Vargas Filho (Organização Social IDEIAS) afastou um grupo de cirurgiões pediátricos Estatutários com 30 anos de serviços prestados e manteve em seu quadro outros cirurgiões contratados recebendo salários 2 vezes superiores que aqueles.

    1. Ministério Público.
      Estamos urgentemente precisando que vocês chamem o prefeito de Niterói, para cobrar que os médicos de família funcione. Moro em Piratininga, não temos planos de saúde. Tenho um irmão com câncer, sendo muito bem assistido no Rio, no Hospital Pedro Hernesto. Só temos que agradecer o tratamento exemplar. Agora estamos do médico de família, mas não tem isso nesse posto. Ministério Público, saúde é direito de todos. Nós socorra 🙏🙏

  5. O descaso e o abandono são marcas registradas dos governos RN e Axel Cruel. Postos de saúde sem nenhuma condição de funcionamento, salários atrasados constantemente, falta de insumos básicos. Na Educação cerca de 3.000 crianças fora da escola. Enquanto isso 60 secretarias, EMUSA e Nititrans envolvidas nos cabides de empregos fantasmas. É uma desordem total. Isso é uma Vergonha

    1. Bom dia. Realmente o médico de família está.abandonado pelo prefeito da cidade promovendo shows pela cidade e a saúde esquecida!!

    2. A população que se sente lesada deve fazer denúncias ao ministério público, que maravilha se todos fossem fazer as denúncias tudo andaria melhor, pq os vermes que a maioria da população elegeu ia ter mais respeito e responsabilidade com a população.

  6. E a Unidade do Médico de Família do Palácio está fechado para obras há um ano pelo menos.
    Descaso total com a saúde dos mais necessitados.
    Uma lástima…

Comments are closed.