Publicidade
Notícias

Maricá recebe em 15 dias primeiras doses da vacina russa Sputnik V

Publicidade

Dentro de 15 dias a vacina russa Sputinik V deverá chegar em um primeiro lote de 25 mil doses, das 500 mil adquiridas pela Prefeitura de Maricá. O município é o primeiro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro a adquirir imunizante contra a Covid por conta própria, após a sanção do projeto de lei 534/2021 pela Presidência da República

A Prefeitura de Maricá assinou na sexta-feira (19/03) um contrato que garante a aquisição de 500 mil doses da Sputnik V. O anúncio foi feito pelo prefeito Fabiano Horta em suas redes sociais. A vacina, no entanto, ainda não conta com a aprovação da Anvisa, mas já está sendo aplicada em diversos países, incluindo os vizinhos Argentina, Paraguai e Venezuela.

Desenvolvida pelo laboratório Gamaleya, a vacina Sputnik V alcançou eficácia de 91,6%, segundo estudo publicado pela revista científica The Lancet. O estudo mostrou, ainda, que 21 dias depois da aplicação da primeira dose, o imunizante foi 100% eficaz na prevenção de casos graves e de mortes.

Maricá tem população de 170 mil habitantes. Com a chegada da Sputinik e mais as doses de Coronavac, do Instituto Butantã, que ainda dispõe, a Secretaria de Saúde maricaense espera imunizar todos os moradores maiores de 60 anos ainda em abril. As doses restantes da vacina russa serão destinadas ao consórcio de municípios formado para aquisição de imunizantes contra a Covid, independentemente do governo federal.

O valor da aquisição da vacina russa não foi revelado pela Prefeitura de Maricá. O município vizinho de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Saquarema é o que mais recebe de royalties do petróleo no Estado do Rio de Janeiro. Para 2021, a previsão da Agência Nacional do Petróleo é a de que Maricá deverá receber quase R$ 2 bilhões em royalties e participações especiais advindas da exploração e produção de petróleo, gás natural e hidrocarbonetos fluidos e outros derivados.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

2 dias ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

3 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 semana ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 semana ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade