Vestido com um macacão da Frente Única dos Petroleiros (FUP), o ex-presidente Lula participou de ato contra “o golpe e a Lava-Jato”, promovido pela FUP e pela Central Única de Trabalhadores (CUT) na manhã desta quinta-feira (25/08), no portão do Estaleiro Mauá, em Niterói. Para ele e para os sindicalistas presentes a culpa pelo desemprego no setor é do governo Temer (instalado há três meses com o afastamento de Dilma Roussef, que está sendo julgada a partir de hoje pelo Senado) e da operação Lava-Jato.
— Como eles não sabem governar vão vendendo o patrimônio nacional e, de repente, esse país vai abrir mão de sua soberania para mendigar favor a outros países ricos. Porque está prevalecendo o complexo de vira-latas de quem está governando. Eles acham que tudo que vem de fora é melhor e eu acho que tudo que vem daqui é que é melhor porque tem o suor e a força do nosso trabalhador – disse Lula sob aplausos dos deputados petistas Chico D’Ângelo, Luiz Sérgio e Benedita da Silva e do presidente do PT fluminense e prefeito de Maricá, Washington Quaquá.
O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, convocou os trabalhadores para uma greve geral no país. Para ele, “a única coisa que a Lava-Jato lavou foram os empregos dos trabalhadores, porque não estão sendo punidos os culpados. Tem que punir os corruptos, não empresas e trabalhadores. E nós temos de dar uma resposta, que é a greve geral para impedir esse retrocesso”, disse.
Lula criticou o Senado por estar “rasgando a constituição” e punindo “uma mulher inocente, cujo único crime cometido foi ser honesta”. Sobre a Petrobras, o ex-presidente afirmou:
— Quando eu entrei, disse que o Brasil tinha de pensar com carinho na Petrobras, mas a Petrobras também tinha de pensar com carinho no Brasil. A empresa não poderia ficar comprando sondas e navios na Coréia, no Vietnã, onde quer que seja e milhares de trabalhadores ficarem desempregados. É preciso que a Petrobras volte a usar conteúdo nacional nos navios e plataformas – disse Lula vaticinando em seguida: “Caindo a Petrobras, caem uma série de grandes, médias e pequenas indústrias, quebra siderúrgica e é preciso discutir isso a fundo”.
Isso é uma piada???
Gilson,
Parabéns pela coluna, sinto falta sua no Globo.
Valeu, Alexandre. Continue acompanhando a coluna por aqui, agora com notícias de Niterói todos os dias. Abs Gilson