Publicidade
Notícias

Luiz Fernando Pires de Mello, 78 anos, morre vítima da Covid em Niterói

Publicidade

O médico Luiz Fernando Pires de Mello, 78 anos, morreu na tarde de hoje (02/02) no Hospital Niterói D’Or, onde estava internado com Covid-19. A cidade perde um grande mestre da otorrinolaringologia, Há 59 anos, com o irmão Luiz Rogério criou a Clínica Pires de Mello, referência na especialidade em Niterói e cidades vizinhas.

Luiz Fernando, chefiou por muitos anos o Serviço de Endoscopia Peroral do Hospital de Bonsucesso, se tornando uma referência nacional na retirada de corpos estranhos do ouvido, nariz e garganta.

Médicos da rede pública e particular encaminhavam os pacientes com os mais variados objetos presos nas vias aéreas (laringe, traqueia, brônquios) e no esôfago. Muitas vezes teve que atravessar a Baía de Guanabara para atender uma emergência no Hospital de Bonsucesso. Era um paciente engasgado por um alimento não mastigado corretamente ou asfixiado por uma cartilagem, espinha de peixe, palitos, próteses, ossos de frangos, pedaços de carne dura ou anéis, na maioria presos no esôfago, a parte mais estreita do gastrointestinal.

Quem dava também muito trabalho ao médico especialista eram os ladrões. Quando se viam perseguidos pela polícia ou por populares, engoliam o produto do furto para fugir do flagrante. Aí chegavam à delegacia asfixiados por relógios, pulseiras, cordões etc, e eram encaminhados ao doutor Luiz Fernando.

Outra clientela grande era de crianças. Os pequenos enfiavam caroços de feijão no nariz ou bichinhos no ouvido. Tudo era retirado pelas mãos habilidosas e as inseparáveis pinças do doutor Luiz Fernando, que marcam e fazem a história da otorrinolaringologia no Brasil.

Com a mulher Acácia formava um casal elegante e simpático. Deixa três filhos que seguiram sua carreira médica, Paulo, Fernando e Mariana.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

O alfaiate de Niterói que veste imortais da Academia Brasileira de Letras

Diogenes dá os últimos retoques no fardão que o novo imortal José Roberto Castro Neves…

14 horas ago

Niterói D’Or registra crescimento em cirurgias de alta complexidade no primeiro semestre

Hospital Niterói D'Or amplia a complexidade dos atendimentos e cirurgias / Divulgação O Hospital Niterói…

15 horas ago

O refúgio literário do imortal Marco Lucchesi em um paraíso de Niterói

Marco Lucchesi comanda a Biblioteca Nacional, uma das mais importantes do mundo Desde os 12 anos, Marco…

2 dias ago

Cavalos na orla de Charitas expõem risco ambiental e falta de fiscalização

Cavalos continuam na orla de Charitas, enquanto prefeitura de Niterói ignora denúncias de moradores A…

3 dias ago

João Pedro brilha no britânico Chelsea com gestão niteroiense

Gustavo Bazilio e João Pedro em jantar no Rio, na véspera dele embarcar para disputar…

5 dias ago

Surge mais um bistrô/cafeteria reduzindo a febre de farmácias em Icaraí

Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…

7 dias ago
Publicidade