New here? Register. ×
×

Luiz Fernando Pires de Mello, 78 anos, morre vítima da Covid em Niterói

Escrito por Gilson Monteiro às 17:27 do dia 2 de fevereiro de 2021
Sobre: Mestre otorrino
  • Luiz Fernando Pires de Mello
02fev

Luiz Fernando Pires de MelloO médico Luiz Fernando Pires de Mello, 78 anos, morreu na tarde de hoje (02/02) no Hospital Niterói D’Or, onde estava internado com Covid-19. A cidade perde um grande mestre da otorrinolaringologia, Há 59 anos, com o irmão Luiz Rogério criou a Clínica Pires de Mello, referência na especialidade em Niterói e cidades vizinhas.

Luiz Fernando, chefiou por muitos anos o Serviço de Endoscopia Peroral do Hospital de Bonsucesso, se tornando uma referência nacional na retirada de corpos estranhos do ouvido, nariz e garganta.

Médicos da rede pública e particular encaminhavam os pacientes com os mais variados objetos presos nas vias aéreas (laringe, traqueia, brônquios) e no esôfago. Muitas vezes teve que atravessar a Baía de Guanabara para atender uma emergência no Hospital de Bonsucesso. Era um paciente engasgado por um alimento não mastigado corretamente ou asfixiado por uma cartilagem, espinha de peixe, palitos, próteses, ossos de frangos, pedaços de carne dura ou anéis, na maioria presos no esôfago, a parte mais estreita do gastrointestinal.

Quem dava também muito trabalho ao médico especialista eram os ladrões. Quando se viam perseguidos pela polícia ou por populares, engoliam o produto do furto para fugir do flagrante. Aí chegavam à delegacia asfixiados por relógios, pulseiras, cordões etc, e eram encaminhados ao doutor Luiz Fernando.

Outra clientela grande era de crianças. Os pequenos enfiavam caroços de feijão no nariz ou bichinhos no ouvido. Tudo era retirado pelas mãos habilidosas e as inseparáveis pinças do doutor Luiz Fernando, que marcam e fazem a história da otorrinolaringologia no Brasil.

Com a mulher Acácia formava um casal elegante e simpático. Deixa três filhos que seguiram sua carreira médica, Paulo, Fernando e Mariana.

Sharing is caring

Gilson Monteiro
Gilson Monteiro
Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.
|

37 thoughts on “Luiz Fernando Pires de Mello, 78 anos, morre vítima da Covid em Niterói

  1. Lamento profundamente essa perda irreparável e me consterno com toda família desejando os meus mais profundos sentimentos.
    Dr. Luiz Fernando Pires de Mello, médico e cirurgião de primeira grandeza! Atencioso e amigo dos seus pacientes. Sempre cuidou de toda minha família.
    E como fez com tantas pessoas, também retirou da minha garganta e da minha mãe uma espinha de peixe que estava presa sem conseguir sair. Tive o privilégio de trabalhar com os irmãos Luís Rogério e Luis Fernando Pires de Mello na clínica do Fonseca e, depois convidada por eles em 2000 para executar todo processo no preparo da inauguração da nova filial em Icarai, na rua Mariz e Barros, incluindo, seleção e treinamento de todos os funcionários, a qual, fiquei administrando até 2005 me sentindo muito honrada por isso.
    Deus receba sua alma e conforte toda família! 🙏

  2. Fiquei triste pois admirava muito esse profissional q tratava todos muito bem.Uma grande perda para a medicina

  3. Grande perda para a Medicina de nossa cidade. Excelente profissional. Deus o receba em sua infinita bondade. Meus sinceros sentimentos à família.Luciene Saldanha

  4. Fui aluno do Dr. Luiz Fernando Pires de Mello na UFF.
    Ele se destacava pela competência, tranquilidade, cortesia e grande experiência profissional, entre muitas outras qualidades.
    Seus filhos são médicos também muito respeitados.
    Que Deus abençoe e fortaleça a sua querida família.
    Meus sinceros sentimentos.

  5. Tudo é Covid !… Nosso querido amigo da família, junto com seu irmão, Rogério, são uma referência em Otorrino Laringologista em Niterói. Meu pai, Torres de Menezes, era medico chefe do antigo Iapb, e teve o prazer de nomea-los e daí fizeram uma amizade que perdura até hoje ! De algum tempo para cá, Dr. Fernando vinha com alguns problemas médicos e o Covid deve ter acelerado a situação. Que Ele esteja bem amparado e que sua família fique em conforto.

  6. Deus ilumine nosso saudoso Professor Luiz Fernando e conforte seus familiares.
    Quanta saudade do ambulatório de Otorrino do HUAP e de como eram atenciosos com os alunos os mestres Luiz Fernando e Luiz Rogério.

  7. Sim, perdemos um grande colega,mas acredito que esteja em um lugar melhor,onde se cultiva tudo wue ele acreditava.eterno abraço .

  8. Bahhh !
    O Luiz Fernando Pires de Mello se foi . . .
    Senti um frio geral . . .

    Na década de Setenta , ele era o plantonista das terças-feiras , no Serviço de Endoscopia Peroral , do Flávio Aprigliano , no HGB – Hospital Geral de Bonsucesso , hoje , HFB , o “G” trocou pelo “F”.
    Eu , Celso De Bona , era o plantonista do Serviço de Otorrino , do Haroldo Lanna Barroso , também das terças-feiras , onde ambos os SERVIÇOS , ocupavam todo o QUINTO andar do prédio central daquele SAUDOSO Hospital . Eu empreguei o termo saudoso de uma forma mais do que afetiva , no sentido de uma segunda casa .

    O Luiz Fernando morava em Niterói , a ponte Rio-Niterói
    ainda não tinha sido inaugurada .
    Nos períodos de Páscoa , havia um festival de espinhas de peixe atravessadas não garganta da população .
    Os corpos estranhos da Baixada Fluminense migravam todos , via Avenida Brasil ( única via de acesso , naquela época ) para o nosso Hospital , pelo fato de o Hospital estar situado às margens da Avenida , facilitando o acesso ,

    Numa certa terça-feira muito chuvosa , cheia de lagoas quase que intransponíveis na Av Brasil , a engasgar o carro da época , o FUSCA , o Luiz Fernando veio ao meu
    encontro , dizendo :
    “ De Bona vamos fazer uma dobradinha ? Eu passo a ser teu assistente na Otorrino e você passa a ser meu assistente na Endoscopia Peroral ? Pois , se nós formos ficar esperando o ingresso de mais pessoal no serviço público para nos auxiliar , nós nunca iremos resolver a questão “ .
    Eu , imediatamente , aceitei a sua proposta e , a partir
    daí , os nossos dois SERVIÇOS começaram a fluir muito melhor : GANHAMOS TODOS .
    A nossa amizade , em consequência , se intensificou e acabamos nos tornado dois irmãos .
    Mais tarde , ele saiu do plantão das terças-feiras , sendo substituído pelo Guilherme Millward ( in memoriam ) e , a seguir , pelo Roberto ( que posteriormente foi para o hospital do INCa , na Cruz Vermelha ) e eu fui para a vice-direção e , depois , direção do CEMAL .

    Desculpem este longo texto , mas para mim funcionou como um desabafo : NUNCA PENSEI QUE O LUIZ FERNANDO , TODO CHEIO DE SAÚDE , SE EVOLASSE NA MINHA FRENTE . . .

    Grande saudade

    1. Foi meu médico e da minha filha também. Ótimo profissional e um exemplo de médico, sempre atencioso, calmo e extremamente competente.
      Uma perda lastimável. Meus sentimentos a família.

  9. Trabalhei no Hospital Geral de Bonsucesso de 1972 a 2009 na Endoscopia Digestiva. O Luiz Fernando sempre foi um grande amigo e excepcional profissional
    Era um clima de colaboração entre os dois Serviços. Enorme perda. Minhas condolências à toda família. Um grande abraço ao Paulo, que me atendeu junto com o Marcelo e Luzia quando retiraram um basocelular em meu nariz. Não esqueci nunca.

    1. Grande perda!
      Cuidou com muita competência das crianças de minha família. Retirou,inclusive,um caroço de laranja do narina do meu irmão.
      Minha falecida mãe,Lea Lopes,a tudo corria para seus atendimentos.
      Sentimentos à família, Deus os conforte!

  10. Meu primo Luiz Fenando, médico e amigo incansável a todos da familia. Estarei orando a Deus para que receba-o e lhe abençoe. Estará junto aos seus.

  11. Nossos sentimentos à família.
    Grande perda para a medicina.
    Foi meu médico durante toda a minha vida.
    Que Deus o tenha!

  12. Trabalhei 7 anos na Clinica Pires de Melo no bairro Fonseca . Dr Luiz Fernando era um médico extremamente competente.
    Meus sinceros sentimentos à familia

  13. Ele ñ era apenas otorrinolaringologista, endoscopista per-oral, mas tb um ótimo cirurgião de Cabeça e Pescoço. Foi chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço do H.de Bonsucesso durante muitos anos até se aposentar. Fui enfermeira do Serviço por muitos anos.
    Que ele descanse em paz.

  14. É uma perda irreparável. Seu carinho pela enfermagem e pelos pacientes estavam sempre presentes com seu sorriso e sua voz que trazia segurança e paz. Trabalhou muito no Hospital Federal de Bonsucesso junto com nossa amada Enfermeira Zélia Brito. Que ele possa descansar nos braços do Pai. Meus sentimentos aos familiares.

    1. Um grande médico, me socorreu muito com minha filha mais velha com infecção de garganta.
      Que Deus o acolha em seu amor infinito!
      Obrigada por sua competência e carinho!
      Gratidão eterna!
      Vá com Deus e que Maria Santíssima o acolha com vosso Sagrado Manto! Luz ! 🙏🙏🏿🙌🌷❤️

  15. Grande professor e médico. Tenho gratidão pelo atendimento prestado ao meu irmão nos anos 80, no HUAP e na sua Clinica. Sua atuação evitou cirurgias nos anos seguintes. Convivemos no HUAP como professores do Departamento de Cirurgia. Perde a Medicina brasileira um de seus maiores nomes. Obrigado, Professor.

  16. Dr. Luiz Fernando era um mestre
    Hj estou com 64 anos ele operou minhas amigdalas na minha adolescência depois eu com 26 anos ele retirou 2 nódulos nas minhas cordas vocais e salvou meu filho aos 4 anos engoliu uma bolinha. Carinhoso atencioso vai fazer falta

  17. Excelente colega , competente e gentil.Contribuiu grandemente para consolidar a otorrinolaringología no Hospital Universitário Antonio Pedro,e a endoscopia .
    Perda dolorida para seus amigos

  18. Os grandes nomes de especialista de Niterói, a família de otorrino Pires de Melo é um orgulho para a nossa cidade. Meus sentimentos a família! Quero acrescentar a perda do maior ginecologista e obstetra que fui cliente Dr. Kastrup , como nosso maior neonatologista/ pediatra Dr. Antonio Rogério Bitencourtr!Porque não citar os grandes especialistas, em ortopedia Dr. Felipe e Dr. Américo, ortopedistas, Graças ao Bom DEUS estão vivos!
    Esperamos que estes “crânios” da Medicina, cada um em suas especialidades tenham passado seus conhecimentos aos seus “assistentes”

  19. Meus sentimentos a todos os seus familiares e amigo. Uma grande perda desse que foi meu mestre quando cursei a faculdade de medicina fluminense .

  20. Perde a medicina um mestre. Perde a humanidade um ser humano exemplar. Tive a honra de ter trabalhado no Hospital de Bonsucesso e conviver com Luis Fernando por muitos anos.
    Uma tristeza enorme se apossa de mim…mas um guerreiro se foi fica seu exemplo.
    Até um dia amigo.

  21. Meus sentimentos a família , lamento muito essa perda era médico dos meus filhos quando crianças.
    Grande beijo no coração de vocês.

    1. Perda enorme.
      Profissional Médico e Professor sem retoques.
      Sempre disponível sempre fraterno sempre carinhoso.
      Dono dela sua excelência primeira e única : a competência.

      1. À querida amiga Acácia e filhos , envio meus mais sinceros sentimentos pela triste perda do Luiz Fernando . Niterói perde um grande mestre da medicina. Aceitem meu abraço afetuoso . Luzia Sônia Picanço

Comments are closed.